Vale mais a pena pagar o IPVA 2013 à vista ou parcelado?

  • Google+
  • LinkedIn

Quem tem um carro ou moto sabe que no começo do ano há uma dívida fixa para pagar: o IPVA.

Não dá para fugir dessa despesa, mas existe uma forma de pagar o valor com descontos. Os governos de cada estado oferecem uma vantagem para quem pagar o valor à vista, na chamada “cota única”.



Mas o que vale mais a pena, pagar a cota única ou parcelar?

Cota única ou parcelada

Isso vai depender do dinheiro que você tem em mãos e do tamanho do desconto, que varia de estado para estado.

Enquanto em São Paulo e Minas Gerais quem paga à vista tem um desconto de só 3%, no Rio de Janeiro, por exemplo, ele sobe para 8%. Ou seja, nesse caso, vale pagar tudo de uma vez.





Agora, se você vai tirar dinheiro da poupança para pagar e a diferença dos valores for pequena, considere parcelar. Afinal, talvez você não consiga economizar e guardar esse dinheiro de volta nos próximos meses.

Você já sabe: antes de escolher como pagar seu IPVA, confira o desconto oferecido no seu estado e veja se esse dinheiro não vai te fazer falta no final do mês.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.