Sites de cupons: mais uma forma de economizar

  • Google+
  • LinkedIn

Existem portais que oferecem descontos em produtos e serviços. Entenda como eles funcionam e como você pode usá-los para economizar nas compras!

sites-de-cupons



Você já ouviu falar dos sites de cupons? Assim como os portais de compras coletivas, eles fazem parcerias com lojas e estão no ar para oferecer descontos em produtos e serviços. A diferença, nesse caso, é que você não paga nada pelo cupom – basta escolher o seu e fazer uma compra com desconto.

Apesar de parecer uma proposta irresistível, fique de olho para não gastar mais do que você precisa. A tentação de receber um desconto pode levá-lo a fazer uma compra que não estava nos planos e não era uma necessidade. Além disso, estes sites colocam regras no uso de cada cupom. Então, dependendo das condições estabelecidas, nem sempre a compra será um bom negócio para você.

Entenda a seguir como funcionam esses sites e quais cuidados você precisa ter ao utilizá-los.

Os sites de cupons são confiáveis?

Para ter certeza disso, você precisa verificar o quanto antes se a empresa tem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Este número comprova que o portal tem registro na Receita Federal.  Então, quando abrir qualquer site de cupom, procure o CNPJ em algum lugar da página (geralmente essa informação está no final). Outra medida importante é conversar com alguém que já fez compras usando um cupom oferecido pelo portal. “Você pode localizar os clientes dessas lojas nas redes sociais, por exemplo, e obter informações sobre a reputação da empresa, a qualidade de serviços e a confidencialidade em relação às suas informações pessoais”, explica o especialista em marketing Michel Camporeze Téer.

Os cuidados que você precisa ter

Além de verificar se o site tem CNPJ, existem outras precauções importantes antes de adquirir um cupom. “O consumidor precisa se certificar da reputação desses sites”, afirma Michel. Você pode fazer isso acessando sites específicos para reclamações, como o Reclame Aqui. Basta inserir o nome do portal no campo de busca para o Reclame Aqui mostrar a reputação do site, segundo os consumidores, e as reclamações que já foram feitas sobre a empresa.

Outra precaução necessária é ler os termos de uso dos cupons. Geralmente, eles estão escritos logo abaixo de cada oferta, em letras pequenas. Entre as condições para a utilização do desconto estão os nomes das marcas que aceitam o cupom e a data de validade. Por isso, fique atento!



Assim como em qualquer compra, não se deixe levar pelos descontos e evite comprar algo que você não precisa ou que não terá dinheiro para pagar. “Diante de muitas informações e ofertas que parecem vantagens deixamos a razão de lado e é comum agirmos pelo impulso que trarão arrependimentos”, alerta o especialista. Então, você já sabe: resista à vantagem do desconto somente porque você está cara a cara com uma promoção!

Como usar um cupom

Estes sites funcionam da seguinte forma: você acessa a página e clica no cupom que gostaria de usar. Em seguida, verá uma janela com um código referente ao desconto que você escolheu. Então, você clica em “Copiar Código” e depois seleciona a opção de ir para o site da loja. Nesse ponto, o site direciona para uma página com os produtos que aceitam o desconto do cupom. No momento de concluir a compra no site da empresa, aparecerá um espaço para você colar o código do seu cupom. Então, o preço do produto que você escolheu já será calculado com o desconto. Mas antes de fechar o negócio, saiba se proteger nas compras online.



Também existem sites que oferecem cupons que podem ser impressos. Quando você escolher algum desse tipo, verá a opção para imprimi-lo. Depois, basta levá-lo até a loja física para ter o seu desconto.

Conheça alguns portais

Entre os principais sites de cupons no Brasil estão o Cuponomia, o Cupom.com e o Poulpe. Mas fique atento a cada promoção e não deixe de ler as regras de utilização para não cair em pegadinhas.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.