Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) – O que é e o que significa

  • Google+
  • LinkedIn

O Serviço de Proteção ao Crédito – ou SPC, como é conhecido – é uma empresa que possui um grande banco de dados com informações das pessoas que têm dívidas vencidas e que não foram pagas. Ou seja, quando você deve e não paga, seu nome é enviado para o SPC e entra no banco de dados.

Depois, o SPC vende essa lista de maus pagadores para as lojas, bancos e empresas consultarem antes de fazer empréstimos e pagamentos parcelados.



O SPC é uma empresa de proteção ao crédito criada e patrocinada pelas associações comerciais, enquanto  a Serasa é patrocinada pelas instituições financeiras (bancos).

O que isso muda na minha vida?

Ter o nome no SPC pode dificultar quando você for fazer uma compra parcelada, um empréstimo ou financiamento. Isso porque a empresa analisa antes se você tem alguma dívida que não foi paga e, se tiver, pode se negar a fechar o negócio.





Esse procedimento acontece para dar mais segurança às lojas, bancos e empresas de que você é um bom pagador e não ficará devendo para ela mais tarde.

Veja também:
Guia de palavras – Crédito
Guia de palavras – Konkero





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.