Sazonalidade – o que é e o que significa

  • Google+
  • LinkedIn

Trata-se de uma situação que se repete em algumas épocas do ano. No caso dos negócios, o termo sazonalidade é usado para falar sobre as vendas, em relação aos meses em que você venderá mais e aos meses em que venderá menos.

O que isso muda na minha vida

Se você tem um negócio, procure identificar a sazonalidade das vendas. Isso é importante para você conseguir aproveitar boas oportunidades nos melhores meses do ano e também para organizar as finanças e enfrentar os meses difíceis.



Veja alguns exemplos

É comum um empresário comprar menos produtos em uma data forte de vendas sem saber disso e deixar de vender por falta de mercadoria na loja. Mas quando você está por dentro da sazonalidade das vendas, você evita esse problema.

Se você estiver comprando um novo negócio, é fundamental analisar com calma a sazonalidade. Uma cantina de faculdade, por exemplo, não vende nada ou vende pouco nas férias escolares, mas precisa continuar pagando seus funcionários nesse período. Já uma sorveteria vende muito no verão e pouco no inverno.

Datas sazonais

Confira abaixo algumas datas sazonais que influenciam nas vendas dos negócios:

– Verão: bebidas, sorvetes, protetores solares;

– Carnaval: bebidas, artigos de festa;

– Volta às aulas: material escolar;

– Páscoa: ovos de chocolate;



– Dia das mães: presentes, roupas;

– Inverno: casacos, alimentos quentes;

– Dia dos pais: presentes, roupas;

– Dia das crianças: presentes, brinquedos;



– Natal: presentes em geral.

Veja também:
Guia de palavras – Negócios
Guia de palavras – Konkero





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.