Para que servem os índices de inflação

  • Google+
  • LinkedIn

Entenda o impacto que a inflação provoca no seu orçamento



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o órgão que faz pesquisas e estatísticas para o governo, divulgou que a inflação de 2013 fechou em 5,84%. Mas o que isso significa? Você sabe o que é inflação?

Para que servem os índices de inflação

Eles servem para mostrar como a variação de preço dos produtos e serviços está se comportando. Para achar esse índice, o governo mede mês a mês o preço de vários produtos e serviços, em várias cidades do Brasil.

Isso não quer dizer que os itens que você costuma comprar sobem toda hora de preço. Eles podem ter subido mais ou menos, e a inflação mostra essa média.



Que impacto isso tem na minha vida?



Se você gastou uma média R$ 2.000 por mês no ano passado, é possível que agora esses mesmos gastos fiquem em torno de R$ 2.116,80 (levando em consideração a inflação de 5,84%).

Outro ponto importante é sempre ficar atento aos preços dos produtos. Se eles aumentarem muito, você pode tentar trocar por outra marca ou deixar de comprá-lo.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.