Perda total – o que é e o que significa

  • Google+
  • LinkedIn

Significa uma situação em que houve roubo ou furto do veículo e ele não é mais encontrado, ou em caso de acidente sem chance de recuperação. No acidente, o valor do conserto do veículo ainda precisa ser igual ou maior do que 75% do valor médio do carro no mercado para a seguradora considerar perda total.

A indenização vai depender do seu tipo de contrato. Se for o tipo Valor Determinado (VD), o valor a ser pago está definido na apólice. Já na modalidade Valor de Mercado Referenciado (VMR), a quantia é calculada com base no valor do veículo que está na tabela FIPE.



O que isso muda na minha vida

Se você tem um seguro de carro e ele sofrer perda total, saiba que precisará avisar a seguradora o quanto antes. Preencha o formulário de aviso de sinistro e leve a documentação descrita no contrato. O prazo é de 30 dias para a indenização, a partir da data que você entregou os documentos.



Em relação ao seguro residencial, o valor da indenização para perda total – como no caso de um incêndio – é determinado na apólice do seguro. Quanto mais alto for o valor que você desejar receber, maior será o prêmio que você terá que pagar à seguradora.



Veja também:
Guia de palavras – Seguros
Guia de palavras – Konkero





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.