O que saber sobre a rematrícula escolar

  • Google+
  • LinkedIn

O-que-saber-sobre-a-rematrícula-escolarNesta época do ano, os colégios particulares enviam os contratos de rematrícula para os alunos garantirem a vaga do ano seguinte. E por mais que você não queira mudar o seu filho para outra escola, saiba que você precisa dar bastante atenção a esse contrato.

O que analisar no documento



O contrato, que precisa ser entregue pelo colégio até 45 dias antes do prazo da matrícula acabar, traz o calendário das aulas, as regras da escola e o valor das próximas mensalidades. E é neste valor que você precisa se concentrar!

Não existe um limite de aumento da mensalidade, mas o dinheiro a mais precisa trazer melhorias para a escola. “Se houver reajuste de preços, é obrigação do colégio mostrar onde o dinheiro será investido”, explica a diretora de atendimento do Procon-SP, Selma do Amaral. “E os pais que sentirem que o reajuste foi excessivo devem conversar com a escola para procurar esclarecimentos”, indica a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Se a escola não der explicações, você pode procurar os órgãos de defesa do consumidor e exigir seus direitos.



A escola pode cobrar para reservar uma vaga?



Sim, mas desde que a taxa cobrada para reservar a vaga seja descontada no valor da matrícula ou da primeira mensalidade do aluno. Além disso, a escola precisa devolver esse dinheiro se o aluno desistir da matrícula antes do início das aulas. “No entanto, quando as aulas começarem, o colégio pode se negar a devolver o valor pago”, alerta Maria Inês Dolci. Por isso é importante ficar atento.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.