Liquidez – o que é e o que significa

  • Google+
  • LinkedIn

É a velocidade com a qual uma aplicação se transforma em dinheiro vivo.

Uma aplicação na poupança, por exemplo, tem liquidez diária, pois a qualquer momento você pode sacar todo o dinheiro para usá-lo.



Um imóvel tem menor liquidez, pois você demora um tempo para conseguir vendê-lo e, então, levantar o dinheiro.

O que isso muda na minha vida

É importante estar atento a essa informação na hora de fazer aplicações.





Alguns fundos só permitem que você resgate o dinheiro alguns dias depois de solicitá-lo. Assim, se você se apertar, não conseguirá sacar o dinheiro na hora. Normalmente, nos fundos, isso é mostrado como D+1, o que significa que você pode sacar o dinheiro um dia depois de solicitado. Em fundos D+2, você só saca o dinheiro dois dias depois. E assim por diante. Em títulos de capitalização, você pode ser penalizado se sacar antes do final do vencimento.

Veja também:
Guia de palavras – Investimento
Guia de palavras Konkero





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.