Como realizar os sonhos III – Conheça as linhas de crédito que viabilizam suas conquistas

  • Google+
  • LinkedIn

Como realizar os sonhos 3Definir objetivos e se programar para alcançá-los são os primeiros passos para quem quer realizar sonhos como conquistar a casa própria, comprar um carro ou fazer uma viagem.

Mas ter o dinheiro para pagar tudo à vista não faz parte da realidade da maioria das pessoas.  É por isso que existem outras formas de encurtar o caminho para essas conquistas. Com planejamento e sem descuidar do orçamento, você pode chegar lá!



Os caminhos para conquistar seus sonhos

Um deles é fazer um consórcio. Nele, um grupo de pessoas se junta para financiar o bem que deseja comprar, pagando parcelas mensais para a empresa que administra o consórcio. Quando a soma dos pagamentos atinge o valor combinado, um dos participantes é sorteado e recebe o dinheiro.

A desvantagem desse negócio é que você corre o risco de ser sorteado só no final do prazo. “Por isso, o consórcio é uma boa alternativa para quem não tem pressa”, avalia o educador financeiro Álvaro Modernell.

Você também pode procurar um financiamento. Nesse negócio, o banco empresta o dinheiro para comprar o bem, e você paga de volta dentro de um prazo. Se o seu financiamento for aprovado, você recebe o dinheiro e não precisa esperar muito. A desvantagem é que os juros do financiamento costumam ser mais altos do que as taxas do consórcio, então, talvez você pague mais caro por ele.

Já o empréstimo consignado funciona como uma saída para quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público ou pensionista do INSS. Depois que você pega o dinheiro emprestado, as parcelas são descontadas diretamente do seu salário ou aposentadoria.

A desvantagem: se você se enrolar e precisar da grana, não pode escolher parar de pagar o que deve. Por outro lado, os juros costumam ser mais baixos do que os de um empréstimo pessoal.



Veja se as parcelas cabem no seu orçamento

Um dos maiores problemas de quem faz um empréstimo ou financiamento é não conseguir pagar o que emprestou depois. E esse problema pode ser evitado se você conhecer bem o seu orçamento.



Faça as contas e veja se as parcelas se encaixam nas contas do mês. “Depois, a dica é manter o foco no objetivo e resistir aos impulsos de compra”, alerta o educador financeiro do Dsop, Edward Cláudio Junior.

Fazendo isso, o crédito pode ser um aliado na conquista dos seus sonhos!
Anterior 





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.