Como realizar os sonhos II: Separe o dinheiro e fique mais perto das suas conquistas

  • Google+
  • LinkedIn

Existem alguns caminhos para você ter o dinheiro que precisa! Saiba qual o melhor para o seu perfil: economizar ou investir

Como realizar os sonhos 2



Realizar um sonho que envolve bastante dinheiro exige planejamento e dedicação. Mas você pode começar agora mesmo, definindo o que quer e em quanto tempo planeja alcançar cada uma dessas conquistas. Depois de estabelecer as metas, chega a hora de se planejar financeiramente. E aí, não tem mágica: você terá que escolher gastar menos, guardar dinheiro, ganhar mais ou todas as opções ao mesmo tempo!  “O importante é ter um objetivo, caso contrário o dinheiro será gasto por impulso, e isso pode atrapalhar os seus planos”, alerta o educador financeiro do Dsop, Edward Cláudio Junior.

Guardar dinheiro ou investir?

Para dar a entrada em um financiamento imobiliário, comprar um automóvel ou viajar, você precisa juntar dinheiro. Existem caminhos diferentes para isso, mas cada um deve procurar aquele que seria mais fácil de seguir.

Quem não tem o costume de poupar, por exemplo, pode definir uma quantia e começar a economizar o quanto antes. “Se você perceber que só pode guardar R$ 100, tudo bem. O que vale é dar o primeiro passo”, incentiva o educador financeiro. Para garantir que o dinheiro será guardado, faça uma poupança programada. Nesse caso, você escolhe uma data para o dinheiro ser transferido automaticamente todos os meses para a conta poupança. É uma boa saída para se lembrar de economizar.

O consórcio costuma ser visto como mais um caminho para guardar dinheiro, apesar de não deixar você recuperar o valor investido na hora que quiser. Quem pretende comprar uma moto, um carro, uma casa ou comprar um serviço, como uma viagem ou a cirurgia plástica, pode entrar em um grupo de consorciados e começar o pagamento das parcelas. Esse dinheiro será resgatado quando você for contemplado, então poderá comprar o bem ou pagar pelo serviço. Caso desista da compra e queira retirar o dinheiro, você terá que esperar até o final do consórcio para receber o que tem direito. O compromisso de pagar as parcelas todos os meses, como se fosse uma poupança programada, é o que ajuda você a economizar.



E quem já tem costume de poupar? Nesse caso, existem alguns tipos de investimentos que rendem mais do que a poupança, como o Tesouro Direto e os Certificados de Depósito Bancário (CDB). Para saber mais sobre eles, clique aqui.

Concentre-se nos seus objetivos



Quando tudo sai do planejado, o que vale é manter o foco nos seus sonhos, mesmo que demore um pouco mais para eles serem realizados. Se o dinheiro que você conseguiu juntar ainda não foi suficiente para comprar o carro que estava no planejamento, pesquise um modelo mais barato. “Tudo é possível. Basta começar a se planejar e dar o primeiro passo para que o resto seja uma consequência disso”, ressalta Edward Junior.

Definiu seus objetivos e começou o planejamento para realizá-los? Agora é a hora de conhecer as linhas de crédito que tornam seu sonho realidade. Clique aqui e confira.
Anterior Próximo





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.