Você sabe o que é cheque caução?

  • Google+
  • LinkedIn

Ele é a garantia que lojas e outras empresas costumam pedir na hora de prestar algum serviço. Entenda as regras e saiba como usá-lo

Como-limpar-o-nome-sujo-por-cheque-devolvido



O que é cheque caução?

O cheque caução é um cheque comum, mas que possui uma finalidade específica: ele funciona como garantia de que você irá pagar por algo que usou, comprou, alugou – não é uma forma de pagamento à vista. Por esse motivo, o cheque caução não costuma ser descontado. Saiba mais sobre esse tipo de cheque!

Quando o cheque caução costuma ser exigido

Ao alugar um carro, por exemplo, é comum ter que deixar esse cheque para garantir que você devolverá o veículo. E somente se você não entregá-lo, o cheque será descontado. O uso do caução também é comum em hospitais particulares, garantindo que você pagará pelos serviços prestados. Lembre-se de sempre pedir um recibo da empresa em que deixar o cheque caução, caso ele seja descontado por engano. Está será a sua maneira de provar que aquele cheque era apenas uma garantia, não uma forma de pagamento.

Como preencher o cheque caução

Você irá preenchê-lo normalmente, como se fosse um cheque comum, mas não se esqueça de anotar no verso que aquele foi um cheque caução para não ter surpresas. Por exemplo, se você alugou um notebook e vai devolvê-lo no dia 10 de agosto, anote no verso “cheque caução para ser depositado após 10 de agosto, caso o notebook alugado não seja devolvido”.

Também preencha o cheque nominal à empresa em que você está deixando a garantia. Isso faz parte da sua segurança, pois se a folha for furtada, quem a roubou não poderá sacar esse dinheiro.

O que acontece se eu sustar um cheque caução?

Se você sustar o cheque, ou seja, suspender o pagamento sem quitar a dívida combinada, o cobrador pode protestar o cheque e seu nome ficará sujo. Portanto, suste o cheque caução somente em caso de perda ou roubo! Impedir o depósito quando você ainda tem o pagamento para realizar não anula a cobrança e pode sujar o seu nome.

E se a loja depositar o meu cheque caução?

Ela só poderá fazer isso caso você não cumpra alguma regra do contrato. Se você pagou o que devia e, mesmo assim, a empresa depositou o seu cheque caução, você precisará ir até lá com o recibo para provar que aquela era uma garantia e, portanto, não poderia ser descontada. Com isso, a loja será obrigada a devolver o seu dinheiro. Caso isso não aconteça, você precisará levar o caso à Justiça. Clique aqui e saiba como conseguir um advogado gratuitamente para resolver situações como esta.

Veja também:
Guia de palavras – Bancos
Guia de palavras – Konkero



Domine tudo relacionado a sua conta

Saiba tudo sobre cartão de crédito

Entenda tudo sobre conta corrente

Como preencher um cheque sem erros



Como preencher um cheque pré-datado

 





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.