Capital de giro – o que é e qual o seu significado

  • Google+
  • LinkedIn

É o dinheiro que uma empresa precisa ter para funcionar ou para “girar”, por isso o nome. A necessidade de capital de giro varia de negócio para negócio. Se você compra produtos à vista e vende a prazo, precisará de mais capital de giro do que uma empresa que consegue comprar produtos a prazo e vendê-los à vista.

O que isso muda na minha vida



Se o seu negócio necessita de capital de giro, quanto mais você vender, mais capital de giro irá precisar. Ou seja, você pode ficar mais apertado de dinheiro se vender mais! Isso é muito comum para quem compra à vista ou com prazo curto de pagamento e vende para os clientes a prazo.



Também é possível ter problemas com negócios que necessitam de pouco capital de giro. Por exemplo, se você vende à vista, mas paga seus fornecedores a prazo, você pode ficar com bastante dinheiro no caixa, achar que isso é o lucro e gastar mais do que poderia. Então, quando as contas dos fornecedores chegarem, você não terá dinheiro para pagá-los.



Veja também:
Guia de palavras – Negócios
Guia de palavras – Konkero





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.