A importância de fazer um fundo de emergência

  • Google+
  • LinkedIn

A-importância-de-fazer-um-fundo-de-emergênciaImagine a seguinte situação: você começou a pagar as parcelas do seu carro novo, mas ficou desempregado. O que fazer agora? Imprevistos como este podem acontecer. Por esse motivo é tão importante se preparar financeiramente sempre que possível.

Um dos caminhos para isso é criar uma reserva de dinheiro que será usada apenas em situações inesperadas, ou seja, um fundo de emergência.



O que é esta reserva?

Sempre que você guardar dinheiro, pode definir com o que gastará esse valor. É possível economizar para dar a entrada em um imóvel, para pagar um curso ou um tratamento de saúde, por exemplo. Mas no caso do fundo de reserva, você guarda esse dinheiro com a intenção de cobrir um gasto inesperado.

“O fundo de emergência se trata de um dinheiro que será usado quando alguém perder o emprego ou precisar pagar uma cirurgia emergencial que o plano de saúde não cobre, por exemplo”, explica o vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, José Dutra Sobrinho.

Onde guardar o dinheiro

“A quantia do fundo pode ser aplicada em poupança, CDB ou títulos públicos, afirma o vice-presidente da OEB. Na hora de escolher onde guardar a reserva pense na opção que deixará você retirar o dinheiro com facilidade e sem pagar taxas.



O ideal é manter seis salários neste fundo. Mas, mesmo que não sobre tanto dinheiro por mês, procure depositar o máximo que puder para não passar nenhum sufoco.

Disciplina é fundamental



Para manter o fundo de emergência abastecido, você precisa manter o controle tanto na hora de depositar o dinheiro quanto na decisão de retirá-lo. Lembre que este valor tem uma finalidade: ser utilizado apenas em casos extremos. “Sacar o dinheiro para gastá-lo em uma liquidação de roupas, por exemplo, não é a melhor postura”, alerta o planejador financeiro Oswaldo Senna.

Se você costuma cair em tentação e quer sempre sacar o que guardou, que tal fazer o fundo de emergência em uma poupança separada daquela que normalmente usa? Dessa forma você dificulta o acesso e garante que deixará o dinheiro guardado até precisar realmente dele.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.