A empregada doméstica que construiu a casa dos sonhos!

  • Google+
  • LinkedIn

Conheça a história da Dona Dalva, diarista que economizou por 30 anos e construiu uma casa nova, e foi a vencedora do prêmio internacional Building of the Year 2016.

Pedro Kok/Terra e Tuma Arquitetos



Dalvina Borges Ramos, mais conhecida como Dona Dalva, tem 74 anos e é empregada doméstica. Todos os dias, há 30 anos, ela acorda por volta das 6 da manhã, se apronta e enfrenta o transporte público cheio para atravessar a cidade e chegar até o seu trabalho.

Há cerca de 50 anos, ela saiu de Brumado, BA, para vir à São Paulo em busca de oportunidades para ter uma vida melhor. Desde que começou a trabalhar, se esforçava para juntar um pouco de cada salário que recebia. Foi desta forma que, 20 anos após chegar em São Paulo, Dona Dalva conseguiu conquistar a sua casa própria, na Vila Matilde – Zona Leste de São Paulo, onde foi morar junto de seu único filho, Marcelo, o que permitiu que eles saíssem da casa dos patrões dela.

Mesmo depois de ter conquistado sua casa, Dona Dalva não parou de economizar e guardar parte de seu salário todos os meses. Porém, por conta da estrutura de sua casa ser muito antiga, em 2011 o teto veio a ceder sobre a sua cama. E, pela construção estar totalmente comprometida, ela não poderia simplesmente reformar a casa. Teria que demolir e reconstruir.

Com os R$ 150 mil que juntou durante 30 anos e com a ajuda de seu filho, Dona Dalva contratou o escritório Terra e Turma para fazer o projeto de sua nova casa. O escritório, por sua vez, aceitou o desafio proposto e entregou a nova casa de Dona Dalva em apenas 6 meses. Provando, assim, que é possível construir uma casa em pouco tempo, mesmo tendo um orçamento apertado.

Contando como se sentia em relação a tudo o que aconteceu, Dona Dalva diz que ela se sente morando em um palácio, não apenas em uma simples casa. Jamais imaginaria conquistar tudo isso, por conta de sua origem humilde. Mas ainda tem projetos de ter armários planejados e fazer o acabamento dos pisos de sua casa.

Além de toda essa conquista, com o projeto dos arquitetos, Dona Dalva foi reconhecida mais uma vez pelo seu esforço, sendo a vencedora do Prêmio Internacional Building of the Year 2016, na categoria Casa.

Confira as fotos de como ficou a casa de Dona Dalva, localizada na Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo.



 



Veja o depoimento dela.



 

Conheça também: Sem trabalho e sem mesada: as moedas de troco viraram um carro!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.