Nome Sujo: consulte grátis e online

  • Google+
  • LinkedIn

Ao consultar a situação do seu CPF no site do Boa Vista Serviços, você descobre qual empresa negativou seu nome e qual é o valor da dívida. Veja como saber se seu nome está sujo gratuitamente.



Quem tem uma dívida que não foi paga corre o risco de ficar com o nome sujo. E, quando isso acontece, surgem os problemas para pegar empréstimo ou qualquer tipo de crédito. Então, quanto antes você descobrir essa informação, mais tempo terá para negociar dívida e limpar o nome. Atualmente é possível consultar pela internet se o seu nome está sujo: o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) disponibilizou esse serviço de graça.

Vale a pena usar esse sistema, mesmo sendo apenas da empresa Boa Vista Serviços porque normalmente as empresas negativam os clientes em todos os bancos de dados: SCPC, Serasa e SPC.

Como consultar se o nome está sujo?

A repórter da Konkero fez o cadastro para confirmar se o serviço funciona mesmo. Confira as etapas a seguir e saiba em quais passos você pode ter algum problema.

1. Entre no site da Boa Vista (link no final da matéria), clique em “Quero me Cadastrar”.

2. Assim que você clica em “Quero me Cadastrar, o portal abre uma nova página pedindo dados pessoais. Nesse momento, estão os erros mais comuns de quem não consegue completar o cadastro.

boa vista 2

3. Nesse espaço, o Boa Vista pede um celular que esteja cadastrado no seu CPF. Se você digitar algum número errado ou não der a informação certa, o cadastro não vai dar certo. Isso porque eles realmente enviam uma mensagem com um código de acesso que você precisará usar mais para frente. Tenha o mesmo cuidado com o e-mail: informe um que você ainda usa porque também precisará da senha que o Boa Vista vai enviar por ali.

4. Na hora de preencher o nome da sua mãe, use o mesmo que estiver no seu perfil na Receita Federal. Se você digitar qualquer letra diferente do que foi registrado ali, o Boa Vista não vai autorizar a continuação do seu cadastro no site. Em muitos casos, por exemplo, sua mãe pode ter trocado o nome de casada para solteira. E somente um destes nomes dará certo. Se não souber qual usar, não tem jeito: entre em contato com o Boa Vista pelo telefone 3003-0101.

5. Quando for criar a senha, o site exige que ela tenha no mínimo oito caracteres, que você use letras maiúsculas e minúsculas, pelo menos um número e dos caracteres como @, %, #, !, entre outros.

Assim que terminar essa etapa do cadastro e clicar em continuar, o site abrirá uma página como esta abaixo se todas as informações estiverem corretas.

boa vista 3

Tanto o e-mail quando a mensagem de texto chegaram em menos de um minuto após o término do cadastro. Na dúvida, olhe a sua pasta de spam do e-mail, pois ele pode cair por ali.

Ao receber esses códigos, acesse o site novamente.

boa vista 4

6. Clique no botão para ativar a sua conta. Você será levado a outra página e terá que digitar os dois códigos diferentes que recebeu.



boa vista 5

7. Copie nesta área o código que recebeu por e-mail. Assim que clicar em continuar, verá a opção para inserir o código enviado ao seu celular.

8. Digite os números que recebeu e clique novamente em continuar.

Logo em seguida, uma nova tela abrirá e trará a mensagem de que a sua conta foi ativada com sucesso – como mostra a imagem abaixo.

boa vista 6

Clique em login, preencha com seu e-mail e senha, e acesse o site normalmente.

boa vista 8

9. Após o cadastro, seu nome deve ser identificado pelo site, como mostra a imagem.

10. Clique na área que consulta seu CPF online gratuitamente. Caso tenha alguma dívida não paga, o site também mostra para quais empresas você está devendo. Isso facilita na hora de negociar diretamente com a empresa.

Não consegue acessar o sistema do Boa Vista SCPC? Saiba o que fazer!

A Boa Vista SCPC recebe diversas informações de quem foi negativado – que são os dados cadastrados nos bancos, nos órgãos públicos, nas lojas, etc. Então, se qualquer informação sua estiver errada em algum destes cadastros, você não vai conseguir consultar se o seu nome está sujo online porque os dados que digitará não serão os mesmos que a Boa Vista tem.
Quando isso acontece, o próprio sistema avisa que existe um problema com os dados informados. Nesse caso, entre em contato no atendimento da Boa Vista pelo telefone 3003-0101 e avise que gostaria de regularizar o seu cadastro. O atendente vai informar os próximos passos, mas saiba que na maioria dos casos dá para enviar a documentação necessária por e-mail. Assim que corrigir as informações, você poderá fazer a consulta online e gratuitamente.

A consulta de nome sujo vale para a Serasa e SPC?

Não. O site mostra se seu nome está na lista de maus pagadores do SCPC, que é outra empresa de proteção ao crédito. Para consultar o nome na Serasa existem três formas. Uma é fazer a consulta pelo site da Serasa, ir até um posto mais próximo da sua casa ou então enviar uma carta. Nesses casos, a consulta de nome sujo é gratuita. Outra forma é você contratar o serviço MeProteja. Além de fornecer outras informações você também receberá os detalhes das dívidas em aberto que constam no Serasa. Para acessar o MeProteja, clique aqui.



Mas isso não quer dizer que você precisa sempre procurar em todas, pois se o nome for negativado, você receberá uma carta da própria empresa avisando. Ou se você tentar fazer uma compra e não conseguir, a loja pode informar onde o seu CPF foi incluído. Você pode ver aqui como consultar se o seu nome está sujo.

O que acontece se o nome está sujo

Com o nome na Serasa ou no SPC fica bem mais difícil conseguir crédito. Isso vale para parcelar compras, fazer financiamentos ou mesmo solicitar cartões de crédito. Por isso, o ideal é tentar resolver a situação o quanto antes. Como nem sempre dá para quitar todas as dívidas ao mesmo tempo, é importante saber qual dívida pagar primeiro para que o problema não saia do seu controle.

Links úteis





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.