Renegociação FIES: saiba como sair dessa dívida - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Renegociação FIES: saiba como sair dessa dívida

O estudante com FIES consegue renegociar o contrato no sistema do programa ou pela Caixa Econômica Federal. Entenda mais! 

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo brasileiro que facilita o pagamento do ensino superior com taxas mais acessíveis e a possibilidade pagar a maior parte do curso depois que se formar. O FIES pode ser utilizado apenas para ingressar em instituições privadas e quem quiser participar do programa deve ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, ter obtido nota maior que 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Mesmo com regras de pagamentos mais flexíveis em que o candidato paga a maior parte das mensalidades apenas quando concluir o curso de graduação, é comum o estudante e os fiadores terem algumas dificuldades para conseguir pagar as mensalidades do FIES. Dessa forma, a melhor opção é renegociar o contrato com o programa e diminuir a possibilidade de envidamento.

De acordo com o ano em que o contrato foi fechado, a renegociação do FIES pode ser feita pelo SisFies, a plataforma direta do financiamento, ou pelo sistema da Caixa que administra os contratos. Veja abaixo como fazer a renegociação do Fies em ambos os casos e regularize sua dívida!

Como renegociar FIES na Caixa

Quem fechou o contrato do FIES pela Caixa pode fazer a renegociação no sistema online do banco e estender a dívida por mais tempo de forma que o estudante e o fiador consigam pagar pelas mensalidades atrasadas. No site da Caixa, o estudante deverá fazer um cadastro com o CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastrar uma senha para localizar o contrato com o FIES. Caso já tenha o cadastro, basta acessar com o CPF e senha.

Após validar a inscrição no site da Caixa, se o contrato estiver de acordo com os critérios de negociação, basta escolher o item “Renegociação Contrato” no menu superior do site. Depois, será aberta uma página com os dados do estudante, da instituição e sobre a dívida. Para gerar uma proposta de renegociação, clique em “Simular” na parte inferior da tela, como na imagem abaixo.

O estudante deverá escolher o número de meses em que deseja estender a dívida. Nessa parte, há algumas regras: se o número de meses restantes para o pagamento do contrato do FIES for maior que 48 meses,a simulação só poderá ser feita com o prazo remanescente atual, ou seja, 48 meses.

Se o numero de parcelas faltantes do contrato do FIES for menor ou igual a 48 meses ou o prazo estiver concluído, o estudante e o fiador conseguem simular a renegociação com qualquer quantidade de parcelas menor que 48 meses. Estando de acordo com os novos valores e prazos, basta marcar o campo de “Ações”, confirmar a operação e gerar o Termo de Orientação do Tomador. Dessa forma, o contrato do FIES estará renegociado com a Caixa.

Fique atento! Em alguns casos, o estudante e o fiador (se houver) deverão comparecer a agência da Caixa onde fecharam o FIES para validar a renegociação. Em caso de dúvidas, ligue no 0800-726-0207.

Como negociar FIES pelo SisFIES

Os contratos fechados até 14 de janeiro de 2010 devem ser renegociados diretamente pelo sistema de inscrição do FIES. No entanto, é necessário ficar atento a algumas regras para prolongar o tempo de amortização da dívida. São elas:

  • O estudante precisa estar nas fases I e II de amortização do financiamento;
  • O valor da mensalidade deve ser maior que R$ 100;
  • A soma das fases de amortização I e II do financiamento não pode ser igual ou superior a 3 vezes o prazo de permanência do estudante na condição de financiado, acrescido de 12 meses.

No SisFies, o aluno deve solicitar a ampliação do tempo de amortização da dívida do contrato que melhor caiba no seu bolso. Depois, é necessário imprimir o Termo Aditivo do contrato do FIES informando o novo prazo e levar até a agência em que fechou o financiamento estudantil.

Na agência da Caixa, o estudante e o fiador precisam assinar um termo de renegociação e entregar outros documentos, sendo eles cópias do documento de identidade, CPF, comprovante de residência do próprio aluno e do fiador. Além desses, é necessário apresentar o DRA (Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização) e a declaração de inexistência ou desistência de processos judiciais, ambos emitidos pelo SisFIES. Também é necessário apresentar um comprovante de renda do fiador em valor igual ou superior ao dobro da nova prestação.

Saiba como negociar todas as dívidas

Para pagar as dívidas, incluindo um financiamento estudantil como o FIES, é necessário ser organizado e ter uma boa disciplina. Mesmo que pareça uma situação difícil, é fundamental tentar negociar todos os débitos em aberto e evitar problemas ao fiador ou para você.

A Konkero montou um guia completo e definitivo para negociar as dívidas e sair de uma vez por todas dessa situação. Clique aqui e confira o passo a passo para limpar o seu nome e regularizar todos os pagamentos atrasados.

Veja também!