Que desculpa você usa para ir às compras?

  • Google+
  • LinkedIn

Dizer que o preço está bom ou que todo mundo já comprou aquele lançamento são motivos que muita gente dá para gastar sem culpa! Descubra como evitar esses truques e cuidar do seu orçamento

compras



Quem nunca comprou nada para tentar se sentir melhor? Compensar o cansaço, a tristeza e a frustração em uma peça de roupa ou em um programa que estão fora do orçamento pode acontecer com qualquer um. O único cuidado que você precisa ter é não deixar essas justificativas atrapalharem seus sonhos, pois o dinheiro gasto por impulso poderia ser a parcela do seu carro novinho, já pensou nisso?

Para driblar as desculpas que todo mundo dá quando quer ir às compras, nada melhor do que conhecê-las muito bem! Por isso, entenda porque todo mundo cai na compra por impulso e saiba os cinco principais motivos que fazem você gastar o que nem sempre precisaria.

Por que isso acontece?

Ser guiado pelo impulso ou pelas desculpas pode ser resultado de muitos fatores diferentes, inclusive o emocional. “A baixa autoestima é um motivo bastante comum em que se espera compensar nas compras alguma desilusão, seja ela amorosa, do trabalho ou de qualquer outro tipo. É por isso que muitos consumidores afirmam que consomem porque sentem necessidade, mas isso é uma ilusão”, alerta a psicóloga Marisa Oricchio Gouvêa.

Como saber que você está dando uma desculpa

Nem sempre é fácil perceber essa diferença, mas procure sempre questionar se você precisa comprar aquele produto. Caso responda que sim, pense quando foi a última vez que você comprou algo fora do planejamento. “Quem tem um sonho e começa a economizar, sabe que esse esforço será recompensado futuramente. Mas isso é muito diferente de tentar compensar alguma frustração em uma compra inesperada”, ensina a especialista. Então, toda vez que a compra por impulso for gastar o dinheiro que poderia pagar parte do seu sonho, pense duas vezes antes de entrar nessa.

Cinco desculpas que todo mundo dá para ir às compras

1. O preço está ótimo!

Talvez esteja mesmo! Apesar disso, o preço baixo nem sempre justifica o gasto de grana. Em alguns casos, você estará diante de uma promoção incrível, mesmo assim, será que você precisa comprar aquilo? Caso queira levar o produto, tente controlar a quantidade que você levará. “O que costuma tornar essa compra uma desculpa é o fato de que, se o consumidor não souber se controlar, ele não vai levar apenas um par de sapatos, mas três ou quatro”, afirma Marisa.

2. Eu mereço porque trabalho muito



Provavelmente você está certo! Mas nos momentos em que se sentir assim, pense também nos sonhos mais caros que estão na lista de desejos. Nessa hora, tome uma decisão: gastar agora ou guardar essa grana para ficar mais próximo de um objetivo maior.

3. Faço tudo pelos meus filhos

Pais que trabalham fora ou não querem que os filhos passem pelas mesmas dificuldades que eles costumam usar essa justificativa para atender a vontade das crianças. Mas saiba que resistir aos pedidos  deles é uma atitude positiva! Além de ensiná-los que nem sempre é possível ter tudo que se quer, você economiza essa grana. E acredite: negar o pedido não fará seu filho sofrer.

4. Só hoje!

Assim como quem faz uma dieta, sempre existe o dia certo de começar a cortar os gastos. Em vez de empurrar o controle das compras para a próxima semana, que tal começar agora mesmo? Um bom começo é escapar das pegadinhas que fazem você se render às compras por impulso. Se você conseguir sair da próxima loja sem comprar nada, comemore, pois a economia já começou!

5. Todo mundo está comprando

Lançamento de celular, televisão nova nas lojas, vitrine com roupas da estação. As novidades que todo mundo compra podem aumentar a sua ansiedade e fazer você se sentir diminuído em relação aos amigos e vizinhos. Mas tome muito cuidado com essa desculpa, pois você não será fracassado se não consumir o que está na moda. Além disso, se você já tem um celular que oferece o que você precisa, será que não compensa guardar o dinheiro que gastaria em um aparelho novo? Esse valor pode virar outro sonho que você ainda não conquistou!



A tecnologia pode ajudar você a se organizar!

Que tal começar a anotar seus gastos em aplicativos no celular? Eles são gratuitos e ajudam você a repassar todos os gastos recentes. Então, sempre que sentir que fará uma compra por impulso, você pode abrir o app e verificar quando foi a última vez que gastou seu dinheiro.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.