O que fazer se você limpou o nome e não consegue crédito

  • Google+
  • LinkedIn

Negociar uma nova taxa de juros e comprovar renda para o empréstimo são algumas atitudes que ajudam a ser aprovado pelo banco

o-que-fazer-nome-limpo



Limpar o nome nem sempre é uma tarefa fácil. Organizar os gastos, conseguir o dinheiro e chegar a um acordo com a empresa são etapas necessárias, mas que consomem tempo e energia. Quando você finalmente quita a dívida e limpa o CPF, um susto: não consegue a aprovação para um novo empréstimo. Essa situação é bastante comum, mas nem todo mundo sabe os motivos, afinal, o nome já foi limpo. Mas existem algumas explicações que você precisa conhecer para virar o jogo.

Por que pode ser difícil conseguir dinheiro?

Uma das explicações é o valor da sua renda. Se ele for baixo, entende-se que uma parcela muito grande do seu orçamento ficará comprometida com a dívida, então, existe um risco de você não pagar o que deve. Sabendo disso, os bancos, as lojas e algumas financeiras não emprestam o crédito para não perder dinheiro.

Outra justificativa para a restrição no nome está nas classificações dos consumidores que as empresas fazem (principalmente os bancos). A intenção é manter um registro interno dos clientes para saber quem costuma atrasar as contas e quem paga tudo em dia. “Essa classificação é um meio de o banco ver qual a chance de levar um calote dos clientes. Antes de emprestar o dinheiro, ele faz essa consulta e verifica quem costuma honrar os compromissos porque sai muito caro ir atrás de quem não retorna o dinheiro”, explica Rogério Takaki Nakata, planejador financeiro reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

Qual a explicação das empresas

Ter passado por uma negativação, mesmo que ela não exista mais, costuma ser um dos motivos para não conseguir o crédito. “As empresas podem alegar que o cliente não tem mais credibilidade no mercado ou que a confiança nele está em baixa”, alerta o especialista do IBCPF. É direito dos bancos não emprestar o dinheiro, assim como das lojas e das financeiras. “Cada empresa tem o seu parâmetro. Uma coisa que elas costumam fazer, por exemplo, é não conceder crédito para quem está no cheque especial”, explica o especialista.

Como conseguir crédito ao sair da negativação



Converse com o gerente

O ideal é ser sincero e explicar que você precisa do crédito e não vai comprometer o seu orçamento quando consegui-lo. Mostrar planejamento financeiro também melhora sua situação. Procure deixar claro quais são as contas que você precisa pagar e como fará para mantê-las em dia. Se necessário, peça a orientação do gerente sobre as despesas que você pode cortar para economizar no fim do mês. Nessa conversa, tente negociar a taxa de juros do empréstimo porque essa mudança deixaria o empréstimo com um valor menor.

Mostre quais contas estão em dia

Além de montar um planejamento financeiro novo, você pode usar o Cadastro Positivo que a Serasa oferece. Quem está neste programa permite que as lojas tenham acesso às contas que estão em dia. “Sem ele, as empresas só conseguem saber o que está atrasado, e isso dificulta o acesso ao crédito”, orienta o planejador financeiro.



Se o banco negar o empréstimo, pesquise uma financeira

Pegar o crédito é a sua única saída? Então, peça propostas em diversas financeiras. Mas você precisa pesquisar e comparar as taxas de juros do empréstimo pessoal, pois elas são as responsáveis pelo empréstimo ficar tão caro. Quem puder pegar um consignado, invista nessa alternativa. As taxas deste crédito são menores do que em um empréstimo pessoal, mas mesmo assim você deveria compará-las e escolher o banco com a melhor proposta. De acordo com Rogério, quem já esteve com o nome sujo pode ter dificuldades para conseguir crédito para adquirir automóveis, abrir conta, pegar empréstimos etc. Por isso, tenha paciência e não deixe de pesquisar todas as suas opções.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.