O que acontece se meu nome está sujo? - Konkero

O que acontece se meu nome está sujo?

Estar com o nome sujo pode te atrapalhar de diversas formas, como quando precisa de um empréstimo, por exemplo. Confira o que isso muda para você e fuja do endividamento!

O número de inadimplentes no Brasil ultrapassou a casa dos 63 milhões, segundo pesquisa do SPC em dezembro de 2018. O desemprego, compras equivocadas e dívidas com pagamentos atrasados são alguns dos fatores que aumentam a quantidade de brasileiros com o nome sujo.

Se você tem alguma dívida e não pagou, corre o risco de ficar com o nome negativado. Ou seja, seu nome poderá ser enviado para a lista de maus pagadores da Serasa ou do SPC.

Mas você sabe quais as consequências de estar com o nome sujo?

Ter o nome nessas listas pode dificultar quando é necessário fazer uma compra parcelada, um empréstimo ou financiamento. Isso porque a empresa que vai conceder o empréstimo analisa antes se você tem alguma dívida que não foi paga e, se tiver, pode escolher não fechar o negócio.

Esse procedimento acontece para dar mais segurança às lojas, bancos e empresas de que você é um bom pagador e não ficará devendo para eles mais tarde.

Por isso, se você está com o nome sujo, tente resolver o problema o quanto antes. Entre em contato com a empresa que possui a dívida e tente realizar uma negociação para quitar o débito em aberto. O ideal é tentar resolver o valor o mais rápido possível para que a dívida não fique cada vez maior com o tempo e o seu nome continue sujo.

Troque dívidas caras por uma mais barata! Com juros a partir de 0,99% ao mês, o refinanciamento de imóvel da Creditas está entre as melhores alternativas do mercado. Solicite a sua proposta clicando aqui.

Como faço para limpar o nome?

Para acertar a sua dívida e colocar as contas no eixo é fundamental estar disposto a mudar hábitos financeiros. Antes de tudo, procure negociar os débitos em aberto com a empresa. Estude bem a proposta para não adquirir mais uma dívida e continuar com o nome sujo. Após isso, aperte o cinto e procure não fazer grandes gastos. Gostou das dicas? Confira os 5 passos para limpar o nome.