Nome sujo prejudica na hora de conseguir emprego? - Konkero

Nome sujo prejudica na hora de conseguir emprego?

Confira o que acontece quando você está com nome sujo e quer conseguir um novo emprego. 

Como-avaliar-uma-nova-proposta-de-emprego

Grande parte da população desempregada procura um novo emprego para quitar dívidas e contas que estão em aberto. Dever para empresas de cartões de crédito ou atrasar o pagamento de financiamentos e empréstimos para bancos são situações comuns para a maioria das pessoas, e procurar por um emprego nessas situações deve ser uma forma de tentar regularizar o seu nome!

Afinal, consigo um emprego tendo o nome sujo?

A grande maioria das empresas não faz a consulta do nome da pessoa nos serviços da Serasa, SPC ou SCPC para ver se existem dívidas não pagas. Mas isso não é regra. Existem sim algumas empresas que fazem esse tipo de consulta. De toda forma, como é minoria, não se preocupe com isso. Até por que é justamente com um emprego novo que a pessoa conseguirá regularizar a situação financeira em que se encontra.

Contudo, as empresas podem analisar o histórico profissional do candidato à vaga de emprego e entender qual é o perfil da pessoa e se ela se encaixa no cargo oferecido. Não é necessário mencionar que você está endividado na entrevista de emprego. Se por acaso for perguntado, o que não é comum, responda de forma sincera sua situação e explique os motivos. Mantenha uma postura franca na hora da conversa!

Vale lembrar que a empresa só saberá se um candidato está com nome sujo se pagar para ter essa informação para empresas como Serasa, SPC ou SCPC. Ou seja, essa informação não está disponível de forma gratuita, nem fica vinculada à sua carteira de trabalho.

Como organizar minhas dívidas

Mesmo com riscos menores de perder uma vaga por estar com o nome sujo, pagar as dívidas atrasadas melhora sua vida financeira e, quando conseguir um emprego, é fundamental tentar fazer negociações e limpar o seu nome. Antes de tudo, reúna todos os valores em aberto e some tudo para ver o valor total das suas dívidas.

Quando você descobrir quanto deve, avalie quanto você poderá pagar por mês na negociação com o salário do novo emprego. Enquanto você não tiver quitado todos os valores em aberto é fundamental apertar o cinto e evitar fazer grandes gastos, principalmente nos três primeiros meses de experiência.

Fechou um acordo com um banco ou com a empresa em que possui a dívida? Evite atrasar os pagamentos novamente. Caso tenha algum imprevisto e precise usar o valor destinado à negociação, não deixe de informar o cobrador da dívida.

Uma outra alternativa para limpar o seu nome é refinanciar o seu automóvel. Mas lembre-se: caso o valor não seja quitado, o banco ou a instituição financeira pode pegar o carro, já que ele foi concedido como garantia para o empréstimo destinado ao valor da negociação.

restrição de crédito? consulte aqui seu CPF:

Você precisa inserir um CPF válido.
Consultar

    Veja também!