Quanto tempo o nome fica sujo no Serasa, SPC e SCPC?

Entenda as etapas do processo de negativação e saiba qual o prazo que as empresas costumam oferecer para você resolver a pendência financeira

Quando você deixa de pagar uma dívida e não resolve essa situação, seu nome fica sujo e vai parar nas listas de empresas como Serasa Experian, SPC Brasil e SCPC Boa Vista. Os principais motivos para a negativação são: não pagar as dívidas, como financiamentos, empréstimos, conta de água, fatura do cartão, e passar cheques sem fundo.

Quando você tem uma conta e perde o prazo do pagamento, a empresa para a qual você deve tem o direito de avisar a Serasa e o SCPC já no dia seguinte. Então, você recebe uma carta com um prazo para regularizar essa situação. Caso não pague a dívida até a data limite, terá o CPF negativado. No caso do cheque sem fundo, a situação é muito parecida. Assim que a empresa identifica o problema no cheque, ela também pode informar a Serasa. Nesse caso, você também será avisado que existe um prazo para resolver a dívida antes de ter ficar com o nome sujo.

Depois de quanto tempo o nome fica sujo (é negativado)

Normalmente, você terá 10 dias para resolver a situação após receber a carta que avisa sobre a dívida. Mas esse período não é sempre o mesmo porque o nome pode sujar assim que alguém começa a dever. Na dúvida, procure negociar o atraso no pagamento o quanto antes. Veja a seguir como é a negativação em cada empresa que registra as informações dos devedores e quais sites acessar caso receba alguma notificação destas empresas.

O Simplic oferece empréstimo pessoal online. Solicite de R$ 500 a R$ 2.500 sem sair de casa e receba o dinheiro em poucas horas. Basta clicar aqui.

Serasa Experian

A Serasa envia uma carta-comunicado para o endereço do consumidor que deixou de pagar uma dívida. Quem recebe essa carta tem até 10 dias para procurar a empresa com quem fez a dívida e regularizar a situação. Ao perder esse prazo, você será negativado pela Serasa. Neste documento estão informações como o valor do débito, a data de vencimento do contrato e o número, além de dados para entrar em contato com a instituição credora. Você também pode ir até o posto de atendimento da Serasa mais próximo da sua casa com RG e CPF. A consulta é gratuita.

SCPC Boa Vista

Aqui você também terá um prazo de 10 dias a partir do recebimento da carta do SCPC para pagar o que deve. Se isso não ocorrer, o CPF fica classificado como inadimplente para as empresas que estão no cadastro do SCPC, ou seja, o nome suja. Esta carta informa o valor da dívida e os dados da empresa que você precisa procurar. Se você recebeu esta notificação em casa, acesse o portal do SCPC para consultar os seus débitos.

SPC Brasil

Após o aviso do SPC, você terá 10 dias para quitar o que deve. Procure a empresa para qual está devendo e leve o extrato de inadimplência que você consegue tirar no site do SPC. Acesse esta página caso tenha recebido a notificação deste serviço de proteção ao crédito.

Por quanto tempo o nome fica sujo no Serasa, SPC e SCPC

Quando o nome está sujo, o CPF fica irregular até você quitar o que deve. Mas assim que pagar a dívida é seu direito ter o nome limpo em até cinco dias úteis. Então, se você já começou a pagar o que deve, consulte nos postos da Serasa ou do SPC se a empresa já retirou seu nome da lista dos negativados.

Troque dívidas caras por uma mais barata! Com juros a partir de 1,15% ao mês, o refinanciamento de imóvel da Creditas está entre as melhores alternativas do mercado. Solicite a sua proposta clicando aqui.

Mesmo quem não consegue pagar o que deve terá o nome limpo, mas após cinco anos da negativação. No entanto, prefira negociar a dívida em vez de esperar este prazo, pois só existem desvantagens. Confira algumas:

  • Ter o nome limpo após cinco anos não elimina a dívida, ou seja, a empresa continuará com a cobrança;
  • O nome sai do Serasa, SPC e SCPC, mas a empresa para a qual você deve dificilmente dará qualquer tipo de crédito para você;
  • Durante cinco anos você terá muita dificuldade para conseguir crédito, seja cartão, parcelamento, empréstimo ou financiamento.

 




comentários