Quanto tempo o nome fica sujo no Serasa, SPC e SCPC?
Entenda as etapas do processo de negativação e saiba qual o prazo que as empresas costumam oferecer para você resolver a pendência financeira
Quando você deixa de pagar uma dívida e não resolve essa situação, seu nome fica sujo e vai parar nas listas de empresas como Serasa Experian, SPC Brasil e SCPC Boa Vista. Os principais motivos para a negativação são: falta de pagamento das dívidas, como financiamentos, empréstimos, conta de água, fatura do cartão e passar cheques sem fundo.
Quando você tem uma conta e perde o prazo do pagamento, a empresa para a qual você deve tem o direito de avisar a Serasa e o SCPC já no dia seguinte. Então, você recebe uma carta com um prazo para regularizar essa situação. Caso não pague a dívida até a data limite, terá o CPF negativado. No caso do cheque sem fundo, a situação é muito parecida. Assim que a empresa identifica o problema no cheque, ela também pode informar a Serasa. Nesse caso, você também será avisado que existe um prazo para resolver a dívida antes de ter ficar com o nome sujo.
Depois de quanto tempo o nome fica sujo (é negativado)
Normalmente, você terá 10 dias para resolver a situação após receber a carta que avisa sobre a dívida. Mas esse período não é sempre o mesmo porque o nome pode sujar assim que alguém começa a dever. Na dúvida, procure negociar o atraso no pagamento o quanto antes. Veja a seguir como é a negativação em cada empresa que registra as informações dos devedores e quais sites acessar caso receber alguma notificação destas empresas.
Serasa Experian
A Serasa envia uma carta-comunicado para o endereço do consumidor que deixou de pagar uma dívida. Quem recebe essa carta tem até 10 dias para procurar a empresa com quem fez a dívida e regularizar a situação. Ao perder esse prazo, você será negativado pela Serasa. Neste documento estão informações como o valor do débito, a data de vencimento do contrato e o número, além de dados para entrar em contato com a instituição credora. Você também pode ir até o posto de atendimento da Serasa mais próximo da sua casa com RG e CPF. A consulta é gratuita.
SCPC Boa Vista
Aqui você também terá um prazo de 10 dias a partir do recebimento da carta do SCPC para pagar o que deve. Se isso não ocorrer, o CPF fica classificado como inadimplente para as empresas que estão no cadastro do SCPC, ou seja, o nome suja. Esta carta informa o valor da dívida e os dados da empresa que você precisa procurar. Se você recebeu esta notificação em casa, acesse o portal do SCPC para consultar os seus débitos.
Serasa eCred: empréstimos de R$ 150 a R$ 30 mil.
Finanzero: compare empréstimos em diferentes bancos. Taxas a partir de 2,97% ao mês.
SPC Brasil
Após o aviso do SPC, você terá 10 dias para quitar o que deve. Procure a empresa para qual está devendo e leve o extrato de inadimplência que você consegue tirar no site do SPC. Acesse esta página caso tenha recebido a notificação deste serviço de proteção ao crédito.
Por quanto tempo o nome fica sujo no Serasa, SPC e SCPC
Quando o nome está sujo, o CPF fica irregular até você quitar o que deve. Mas assim que pagar a dívida é seu direito ter o nome limpo em até cinco dias úteis. Então, se você já começou a pagar o que deve, consulte nos postos da Serasa ou do SPC se a empresa já retirou seu nome da lista dos negativados.
Mesmo quem não consegue pagar o que deve terá o nome limpo, mas após cinco anos da negativação. No entanto, prefira negociar a dívida em vez de esperar este prazo, pois só existem desvantagens. Confira algumas:
- Ter o nome limpo após cinco anos não elimina a dívida, ou seja, a empresa continuará com a cobrança;
- O nome sai do Serasa, SPC e SCPC, mas a empresa para a qual você deve dificilmente dará qualquer tipo de crédito para você;
- Durante cinco anos você terá muita dificuldade para conseguir crédito, seja cartão, parcelamento, empréstimo ou financiamento.
Negocie suas dívidas online
Encontre as melhores condições para negociar online suas dívidas com o Itaú, Banco Pan, Portocred, BV Financeira e Casas Bahia.
A Serasa também promove feiras para negociações de dívidas durante o ano. Reúna todos os valores em atraso e procure um dos mutirões de negociação ou acesse o site para consultar as dívidas e regularizar a situação .
Veja também!
