CPF negativado: como consultar - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

CPF negativado: como consultar

Veja como saber se há pendências no seu CPF e se ele está negativado!

O não pagamento de algumas contas pode trazer problemas maiores do que só a cobrança de juros e multa sobre o valor pendente. Caso você demore muito para pagar e permaneça inadimplente, o seu nome pode ficar sujo e o seu CPF, negativado. Se isso acontecer, você não conseguirá contratar nenhum tipo de crédito, seja um empréstimo, um financiamento ou até um cartão de crédito.

Tendo em vista este impedimento, é bom sempre saber qual a situação do seu CPF; saber se você tem restrições e pendências, para, se tiver, resolver o quanto antes e não perder oportunidades de negócios. Conheça algumas formas de saber se o CPF está negativado e ter conhecimento sobre as possíveis pendências.

Consulta no Serasa

A Serasa Experian é uma das empresas de proteção ao crédito. Quando uma pessoa deixa de pagar alguma conta, é para esta empresa que o credor envia o nome do devedor. Sendo assim, ela reúne nomes de maus pagadores em uma lista e vende essa lista para outras empresas, que normalmente são bancos ou instituições financeiras. Deste modo, caso você esteja tentando fechar alguma contratação de crédito, mesmo com o nome sujo, e a empresa consulte o seu CPF no Serasa, a situação será conhecida e dificilmente você conseguirá dar continuidade na negociação.

Para saber se o seu nome está no Serasa, você pode acessar o site da empresa e fazer a consulta online e gratuita. Veja o passo a passo abaixo.

Passo 1. Acesse o site do Serasa Consumidor e, na barra “O que você precisa?”, clique em “Consultar meu CPF”.

Passo 2. Para consultar o seu CPF, selecione a opção “Consulte agora seu CPF”.

Passo 3. Você precisará ter uma conta no site para conseguir fazer a consulta. Se ainda não tem, preencha os dados solicitados. Se tiver, clique em “Fazer login” e acesse a sua conta, colocando o seu CPF e a sua senha.

Passo 4. Logo na página principal da sua conta, você poderá ver se há pendências no seu nome. Se houver, é possível ver qual é a empresa credora e qual a data de vencimento original.

Consulta no Boa Vista SCPC

Outra empresa de proteção ao crédito é o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, que é administrado pela Boa Vista Serviços. Assim como o Serasa, ele também recebe os nomes de inadimplentes e os organiza em uma lista de maus pagadores. Ter o CPF no SCPC pode dificultar o seu objetivo de financiar uma casa ou automóvel, por exemplo.

É possível saber se o seu nome está no SCPC gratuitamente fazendo uma consulta online no site do Boa Vista, Consumidor Positivo. Acompanhe o passo a passo do processo.

Passo 1. Acesse o site do Boa Vista e clique em “Consulta de CPF”, na barra superior de serviços.

Passo 2. Na tela seguinte, clique em “Consulte agora” para ser redirecionado para a consulta.

Passo 3. Acesse a sua conta colocando o seu CPF ou e-mail e a sua senha. Caso você ainda não tenha uma conta, clique em “Cadastre-se” e faça o seu cadastro, inserindo os dados solicitados.

Passo 4. Na página principal da sua conta, você poderá saber se há pendências no seu nome na aba “Dívidas”.

Consulta no SPC

O SPC – Serviço de Proteção Crédito também é uma empresa de proteção ao crédito e, assim como as outras duas empresas citadas, recebe os nomes de maus pagadores e reúne-os em uma lista, utilizada, principalmente, por estabelecimentos comerciais. Sua compra parcelada pode não dar certo caso o seu nome esteja na lista desta empresa.

Você pode fazer a consulta pelo site no SPC, no entanto, todas as consultas são pagas. Veja como ter acesso aos planos disponíveis.

Passo 1. Acesse o site do SPC Brasil e clique em “Consulta de CPF”.

Passo 2. Na tela seguinte, será possível ver todos os serviços e planos disponíveis. Os preços variam de R$ 16,99 a R$ 499,99. O valor dos pacotes equivale a créditos. Assim, a cada consulta que você fizer, você gasta os seus créditos, até que eles acabem.

O que fazer se o CPF estiver negativado

Caso haja pendências no seu CPF e você esteja com o nome sujo, é necessário entrar em contato com a empresa credora e negociar e dívida, de modo que seja bom tanto para você, quanto para a empresa. Planeje-se e saiba o quanto você pode pagar a cada mês, para não voltar a ter o nome negativado. Conheça 5 passos para limpar o nome.

Veja também!