Como sair das dívidas II – Aprenda a negociar e faça um bom acordo

  • Google+
  • LinkedIn

Como sair das dívidas 2Quem está com o nome sujo por causa de uma ou mais contas que não foram pagas pode regularizar a situação. Mesmo que esteja difícil quitar toda a dívida, é importante negociar com a empresa e não desanimar!

Negociar costuma ser a melhor forma de acabar com a dívida porque existe um interesse em comum em fazer um bom acordo: tanto do consumidor, que quer regularizar a situação, quanto da empresa, que quer receber o que está em atraso.



Esteja preparado para a negociação

Antes de ir até a loja ou o banco, faça uma análise do seu orçamento. Afinal, você precisa saber se terá condições de pagar a nova proposta que a empresa fizer.  “A dica é anotar o quanto você ganha e quanto usa para os gastos básicos, aqueles que você não pode abrir mão. Assim fica mais fácil ver como dá para economizar para ter o dinheiro da dívida”, afirma o gerente de relações institucionais da Serasa Experian, Tomás Carmona.

Separe também as contas em atraso, como cartas de cobrança, extratos da conta bancária e outros documentos que comprovem a dívida e as condições de pagamento. Elas podem ajudar na hora de fechar um novo contrato.

Tenha uma proposta em mente

Seja honesto com quem vai analisar o seu caso e deixe claro que quer pagar o que deve. Mas isso não quer dizer que você precisa aceitar a primeira proposta que fizerem. “Escute a conversa do credor e, se não puder pagar, faça uma nova proposta. E por isso é importante conhecer bem a sua situação financeira”, explica Carmona.

Caso feche a negociação, peça um comprovante que descreva qual foi o acordo e quais as novas condições de pagamento.



Troque dívidas caras por uma mais barata. Solicite um refinanciamento de imóvel

Confie que você pode negociar sozinho!

Algumas empresas vendem serviços que prometem acabar com a dívida e limpar o nome bem rápido. Tome cuidado com isso porque não existe fórmula mágica para acabar com o problema! A única maneira de sair do endividamento é pagar o que deve ou fazer um novo acordo com a empresa.



Se fizerem esse tipo de proposta para você, desconfie. Pode ser um golpe que fará você perder mais dinheiro.

Agora que você já sabe negociar, chegou a hora de pagar a dívida e limpar seu nome. Clique aqui e veja alguns caminhos para conseguir o dinheiro e quitar o que deve.
Anterior Próximo





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.