Como sair das dívidas I – Saiba consultar se seu nome está sujo

  • Google+
  • LinkedIn

Descubra onde e como você pode consultar se o seu nome está sujo. Confira!Como sair das dívidas 1

Não se desespere: perder o controle das contas e ficar com o nome sujo (negativado) pode acontecer com qualquer um. Mas é justamente por isso que você precisa dobrar a atenção quando tem uma dívida que não foi paga ainda.



Se você atrasa o pagamento de uma conta ou mais, a Serasa ou o SPC envia uma carta para avisá-lo que o seu nome será negativado em alguns dias. Quem não quita a dívida – seja por falta de grana ou porque não viu a carta – fica com o CPF bloqueado e descobre que está com o nome sujo quando tenta fazer uma compra.

Como saber se você está com o nome sujo

Para não ser pego de surpresa, você pode checar a situação do seu CPF caso desconfie que ele esteja negativado. Para isso, vá a uma agência da Serasa ou do SPC e peça a consulta. Você precisa levar o CPF e um documento de identificação com foto, como o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  Esse serviço é gratuito, e a agência vai entregar um relatório que aponta quais são as dívidas, qual o valor e qual a empresa que está fazendo a cobrança.

Clique aqui para conferir onde estão os postos de atendimento da Serasa.
Clique aqui para conferir onde estão os postos de atendimento do SPC.

Fique atento!

As dívidas que ainda não foram negativadas – ou seja, aquelas que a empresa ainda não protestou – não aparecem neste relatório.

Consulta de CPF grátis pela internet

Não encontrou uma agência perto da sua casa? Tudo bem, você pode fazer a pesquisa pela internet. O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e a Serasa disponibilizam essa consulta de graça.

Acesse o site da Boa Vista (clique aqui) e faça o cadastro. O sistema vai enviar um número para o seu e-mail e, com esse número, você consegue entrar no site. Aí é só clicar em ‘consulte seus débitos’ e verificar se o CPF tem alguma restrição.



Para consultar online na Serasa, basta acessar o site e preencher com os seus dados. A Serasa também oferece um serviço online chamado Me Proteja que, além de mostrar a negativação, avisa se alguma empresa pedir para negativar seu nome ou consultar o seu CPF. Mas os pacotes são pagos e o plano anual, por exemplo, custa R$ 4,90 por mês.

Troque dívidas caras por uma mais barata. Solicite um refinanciamento de imóvel

De olho nas contas!

“Dívida não é só quando pegamos dinheiro emprestado. Também temos uma dívida quando levamos um bem para casa sem ter pagado por ele ainda”, alerta o professor de finanças do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Ricardo Rocha. Isso inclui parcelamentos no cartão de crédito, boleto bancário e carnês de loja.



Por isso, antes de fazer uma compra a prazo, coloque tudo no papel e veja se as parcelas caberão no seu orçamento. Lembre-se: uma dívida não paga pode sujar seu nome no futuro.

Agora você já sabe como descobrir se está com o nome sujo. O próximo passo para sair das dívidas é negociar com a empresa que você deve. Continue e veja como!
Próximo

 





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.