6 dicas para negociar dívidas com lojas - Konkero

6 dicas para negociar dívidas com lojas

Você tem dívida com alguma loja? Conheça 6 dicas para negociar sua dívida.

Em compras a longo prazo é comum ver pessoas que se enrolam com suas dívidas a ponto de virarem a famosa “bola de neve“, principalmente quando não existe um planejamento prévio. As compras feitas em lojas que oferecem seu próprio cartão de crédito ou um carnê para facilitar o pagamento podem, na verdade, atrapalhar o seu orçamento e fazer com que você tenha dívidas que não consegue pagar.

Para que isso não aconteça e o seu nome não apareça no registro de órgãos como o SPC e Serasa, separamos 6 dicas para você saber como negociar sua dívida com a loja e voltar a ter o nome limpo. Confira!

6 dicas para negociar dívidas com lojas

1. Conheça o valor de suas dívidas

Saber quanto você realmente deve para a loja é essencial para não ter surpresas no momento da negociação. Por isso, é possível consultar o valor da dívida gratuitamente através de uma das agências do SPC ou Serasa, ou ainda, realizar a consulta online.

2. Procure a loja para negociar a dívida

Entre em contato com a loja através do seu autoatendimento ou vá até uma de suas unidades e tenha soluções em mente, como a negociação de juros mais baixos, um maior número de parcelas ou um pagamento misto, sendo uma parte a vista e outra parte em parcelas que cabem no seu bolso.

Nesse passo é importante ser sincero e explicar o motivo que te impediu de quitar a dívida e, para isso, vale apresentar um comprovante de renda, o extrato da conta corrente com o limite do cheque especial, etc.

3. Analise com cuidado a proposta feita pela loja

Pensar com cuidado a respeito da proposta feita pela loja é importante para não errar novamente quanto ao pagamento da dívida. Ter certeza de que as parcelas da dívida nas novas condições caberão no seu bolso é essencial, pois não adianta nada negociar com a loja, pagar só as primeiras parcelas e se enrolar novamente voltando a ser um devedor.

4. Procure auxílio para negociar sua dívida

Você sabia que os órgãos de defesa do consumidor podem ajudar no processo de negociação da dívida? O Procon-SP, por exemplo, oferece um serviço de orientação, planejamento financeiro e apoio na reunião da negociação.

Para saber mais sobre esse serviço oferecido pelo Procon-SP clique aqui.

5. Aceite a melhor proposta de negociação da loja

Seja esperto, a loja não é obrigada a te oferecer mais de uma proposta mas você pode verificar todas as possibilidades que ela oferece para você negociar sua dívida. Lembre-se que a proposta deve ser boa para ambas as partes e as parcelas devem caber no seu bolso.



6. Se for preciso, troque uma dívida cara por outra mais barata

Se com a negociação ficar acertado pela loja que o pagamento a vista te garantirá um bom desconto, considere essa proposta.

Se não tiver o dinheiro em mãos, nada te impede de considerar fazer um empréstimo. Existem opções no mercado que garantem empréstimos a juros baixos e com um longo prazo quitar a dívida, como o refinanciamento de imóvel ou o refinanciamento de veículo. O importante é se planejar!

Veja também!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online na KeroGrana.