Saiba como retirar remédios gratuitos pelo SUS!

  • Google+
  • LinkedIn

O programa “Aqui Tem Farmácia Popular” disponibiliza medicamentos de graça em todo o país. Para retirá-los, é preciso apresentar receita médica e RG



Se você já deixou de fazer um tratamento porque os remédios estão caros, saiba que isso pode mudar. Por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversos medicamentos sem custo algum. Dependendo do que o médico receitar para o seu tratamento, você consegue a maior parte de graça e gasta pouco no final.

4 passos para pegar medicamentos no SUS

1. Veja se o seu medicamento entra no programa

Confira se os remédios que o seu médico indicou são distribuídos gratuitamente. Acesse a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) ou a lista completa de medicamentos disponibilizados pelo SUS e procure se o que você precisa está lá.

2. Faça o Cartão Nacional de Saúde

Se você não tem o Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como cartão do Sistema Único de Saúde, vai precisar de um. Clique aqui para saber onde e como retirá-lo. Mas quem já possui um, basta levá-lo a uma unidade do SUS junto com a receita médica e o RG. Vale lembrar que o cartão do SUS é nacional, ou seja, você pode usá-lo para pegar medicamentos em qualquer cidade, mesmo fora do seu estado. No caso dos remédios mais caros, chamados excepcionais, ou para o tratamento de doenças crônicas, você poderá retirá-los gratuitamente por meio do Farmácia de Alto Custo, que possui algumas regras específicas. Clique aqui e veja o passo a passo para participar do programa.

3. Encontre um local que tenha o seu remédio

Por último, falta descobrir onde achar o medicamento que você precisa. Para facilitar a busca, acesse o Saútil. Esse portal pesquisa quais são as unidades do SUS próximas à sua casa que têm os remédios indicados para o seu tratamento. É preciso se cadastrar gratuitamente no Saútil ou acessá-lo usando sua conta do Facebook, do Twitter ou do Gmail. Feito o cadastro, clique em Encontre, que está no alto da página, e em Medicamentos. Então, digite no campo de busca qual o remédio que você precisa, selecionando sua cidade e seu estado. Em seguida, o Saútil disponibilizará uma lista das unidades credenciadas ao Farmácia Popular que têm o seu medicamento. É muito importante saber quais são elas porque muitas farmácias se intitulam como popular, mas não fazem parte do programa.

4. Retire o seu medicamento

Vá a uma das farmácias registradas levando a prescrição médica e um documento original com foto. Lembrando que você pode apresentar uma prescrição assinada por qualquer médico que seja cadastrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), mesmo que ele não atenda pelo SUS.



Encontrou algum problema para conseguir o remédio de graça?

Nesse caso, fale com o Serviço de Informações do Cidadão (SIC) do Ministério da Saúde. Você pode entrar em contato pelo Disque Saúde, ligando para o número 136.



Se não tem de graça, pode ter desconto!

Entre os medicamentos que não são disponibilizados gratuitamente pelo SUS, alguns possuem descontos de até 90% pelo Farmácia Popular. Clique aqui e saiba mais sobre esta e outras formas de economizar na farmácia.

Tratamento gratuito pelo SUS

Sabia que você também tem direito a consultas e tratamentos gratuitos oferecidos pelo SUS ou por outras instituições? Clique aqui para saber onde encontrar atendimento de dentistas e aqui para psicólogos – tudo sem custo algum.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.