Os melhores sites para aprender inglês online de graça

  • Google+
  • LinkedIn

Cinco portais gratuitos oferecem exercícios para você começar os estudos ou aperfeiçoar o que já sabe de inglês. Confira!



Fazer um curso de inglês online pode ser uma boa para quem está começando ou quer melhorar o que estudou até agora. Afinal, o conteúdo é grátis e dá para estudar sem sair de casa. Se você nunca fez inglês pela internet e quer começar, nós selecionamos cinco dos melhores cursos online. Confira!

1. Livemocha

Comunidade para estudar com a ajuda de quem é fluente em inglês ou também está aprendendo. Além da língua inglesa, o portal ensina gratuitamente mais 37 idiomas. É de graça, mas você pode pagar e ter acesso a mais ferramentas. Nossa sugestão: explore ao máximo o conteúdo gratuito antes de pagar!

Como funciona o Livemocha

Para usar o Livemocha, é necessário ter um cadastro. Depois desse acesso, você seleciona o nível de inglês que tem atualmente, e o portal sugere as aulas indicadas para o seu aprendizado. Cada aula custa alguns pontos ou feijões (que são as moedas de troca do site). Você começa com 40.999 pontos assim que faz o seu cadastro. As primeiras aulas custam 6.999 pontos – e você vai ganhando mais conforme conclui os exercícios das aulas. Também dá para ajudar os outros ou pedir ajuda. É só procurar por estas opções no menu, no canto esquerdo do site. Mas elas só estarão disponíveis assim que você começar uma lição.

Quanto tempo demora o curso de inglês do Livemocha

São 400 horas de estudo no curso de inglês. Caso consiga estudar quatro horas por semana, você terminará o curso em dois anos.

2. Busuu

Também é uma comunidade que integra estudantes e tem um método de aprendizado bem parecido com o do LiveMocha. Mas aqui você consegue estudar com o Busuu pelo celular, nos aplicativos para Android e iOS.

Como funciona o Busuu

Acesse o Busuu e selecione o idioma que você deseja aprender. Assim que você faz essa escolha, o portal pede um cadastro – quem pode ser vinculado com sua conta do Facebook ou do GooglePlus. Em seguida, aparecerá a opção da Conta Premium, mas logo embaixo está o botão “Continuar gratuitamente”.  O módulo Premium oferece mais recursos, inclusive um diploma ao final do curso, mas você pode começar pelas atividades gratuitas, pois elas ajudarão a treinar o seu inglês.

Após o cadastro, as lições ficam disponíveis e dá para começar os estudos a qualquer momento. Assim que você responde os exercícios, o portal avisa se a resposta está certa ou errada. Sempre que você acessar o Busuu, aparecerão na tela o seu desempenho e as atividades que ainda precisam ser feitas.

Quanto tempo demora o curso de inglês do Busuu

Você pode decidir em quanto tempo quer concluir o curso clicando em “Defina um objetivo”. Mas o Busuu sugere que você complete um nível por mês.

3. Duolingo

Aqui você estuda inglês com atividades interativas e jogos. O site também desenvolveu versões em aplicativos para ajudar no aprendizado, tanto para Android quanto para iOS.



Como funciona o Duolingo

Comece escolhendo entre inglês e espanhol. Não é preciso fazer u m cadastro para ter acesso às atividades do portal, mas prefira ter um perfil para que as atividades já feitas fiquem salvas e você possa acompanhar o seu progresso. Clique em “Crie um perfil”, disponível no canto direito da página de início. Saiba que as atividades novas só são liberadas conforme você conclui as aulas, seguindo a ordem do portal. Se você ainda não sabe inglês, selecione o módulo Básico 1. Caso já tenha algum conhecimento, faça um teste de nivelamento para saber o seu nível e então começar as aulas.

Quanto tempo demora o curso de inglês do Duolingo

O prazo de conclusão do seu curso vai depender do horário que você tem livre para estudar. Quanto mais aulas por dia você fizer, mais aulas conseguirá liberar – e assim vai prosseguindo até concluir o curso.

4. Aba English

O ABA English oferece gratuitamente a primeira unidade de cada nível de inglês. Videoaulas e filmes também estão disponíveis, mas somente um para cada nível.

Como funciona o Aba English

Para começar, inscreva-se no site e escolha o nível que você quer aprender. Então, a aula começa! Primeiro são passados alguns vídeos e depois é hora dos exercícios.

Quanto tempo demora o curso de inglês do Aba English

Também vai depender do seu tempo livre para estudar. Cada unidade tem por oito aulas, sendo que o mais indicado é completar pelo menos uma inteira por dia. Como a versão gratuita oferece apenas a primeira unidade de cada nível, daria para ver todas as aulas em uma semana. Caso opte pela versão Premium, que oferece o curso completo, poderá estudar por meses, com mais ferramentas para o seu aprendizado. De qualquer forma, teste a versão gratuita antes de decidir pagar pelas aulas.



5. My English Online

Site criado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estudantes que estão na faculdade ou na pós-graduação. É necessário se inscrever no site do programa para concorrer a uma das vagas. Para saber mais, clique aqui.

Veja também!

Que tal aprender inglês também pelo seu celular? Conheça quatro podcasts gratuitos para estudar a caminho do trabalho.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.