Onde fazer atividade física de graça em São Paulo e no Rio de Janeiro

  • Google+
  • LinkedIn

Das artes marciais em clubes às aulas de yoga em parques: descubra as melhores atividades físicas gratuitas nestas duas cidades!

atividades gratis



Nada como uma atividade física para ter um momento só seu e, de quebra, manter a forma! Principalmente quando você precisa dar conta da casa, do emprego e dos filhos, não é? E a melhor parte dessa história é poder se exercitar com qualidade e sem gastar nada. Quer saber como e onde? Confira algumas maneiras de fazer atividade física em São Paulo e no Rio de Janeiro sem pagar nada por isso!

Não perca o pique em São Paulo!

1. Existe um programa chamado Clube Escola, que é feito pela Prefeitura da cidade. Cada região conta com no mínimo um Clube Escola, e estes espaços têm campos de futebol, ginásio, quadras, piscinas etc – o que varia conforme a unidade. Atualmente, existem 95 unidades na cidade de São Paulo.

Como participar: Basta levar RG, comprovante de residência e uma foto 3×4 para carteirinha. Se você quiser fazer as aulas de natação, será exigido também exame médico.

2. Os aparelhos de ginástica que estão ao ar livre em praças e parques na também são opções para se exercitar! Essas academias de graça foram montadas no Parque do Povo, em Pinheiros, no Parque das Bicicletas, em Moema, e no Parque da Água Branca, na Barra Funda, por exemplo. Mas existem outros endereços em praças menores, então, não deixe de procurar um espaço perto da sua casa! E fique atento: ao praticar exercícios nessas academias abertas, você não tem o acompanhamento de professor, então, respeite o seu limite.

Como participar: É só chegar a qualquer um dos lugares com os aparelhos e começar a malhar

3. Aulas de Tai Chi Chuan e alongamento acontecem de segunda à sexta feira em São Paulo, gratuitamente. Os professores são contratados pelo Hospital Samaritano e as aulas são abertas a todas as idades. E mais: aos sábados você pode passar por sessões de massagens.



Como participar: Não é preciso fazer nenhuma inscrição, basta ir à Praça Esther Mesquita, em Higienópolis.

Queime calorias no Rio de Janeiro!

1. O projeto Rio Praia Maravilhosa oferece atividades esportivas em vários pontos da orla carioca. Com profissionais especializados que acompanham os treinos, você faz alongamentos, corridas e caminhadas. O programa também oferece o Personal Online, em que você faz o cadastro no site e recebe planilhas de treino montadas especificamente para o seu perfil sem pagar nada por isso.

Como participar: Basta ir até um dos pontos que tenham o projeto, como o Posto 4 da Barra da Tijuca, o Posto 12 do Leblon, o Posto 10 em Ipanema e em frente à rua Santa Clara, em Copacabana.



2. Aulas gratuitas de yoga acontecem em vários pontos da cidade. Na praia de Ipanema, por exemplo, o Templo Iskcon ministra aulas gratuitas mesmo para quem nunca praticou yoga. Já na Lagoa Rodrigo de Freitas, a escola Metodo DeRose promove a prática uma vez por mês, aos domingos. As aulas também acontecem no Aterro do Flamengo, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e na Quinta da Boa Vista. Outra opção dessa prática é o projeto Yoga na Laje, que surgiu em 2012 com a primeira unidade na Rocinha, e está aberto a todas as idades.

Como participar: Não é necessário fazer inscrição, basta levar o tapetinho ou a toalha e se juntar ao grupo!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.