Onde encontrar livros gratuitos

  • Google+
  • LinkedIn

Bibliotecas, sites, universidades… descubra como ter acesso a milhares de livros sem pagar nada por eles

Livros de graça



Se o preço cobrado nas livrarias faz você deixar de ler tudo que gostaria, chegou a hora de mudar essa história! É possível conseguir livros gratuitamente em sites do governo ou de universidades, além das bibliotecas, é claro. Gostou da ideia? Então, confira três caminhos para ter acesso a livros sem pagar nada por eles.

1. Em sites

Um exemplo é o portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004 pelo Ministério da Educação, que tem mais de 500 obras disponíveis para download. Você pode navegar no site usando os destaques que eles deixam na lateral direita da página ou pela busca, que fica logo em cima, no lado esquerdo. Caso escolha a busca, selecione ‘texto’ como o tipo de mídia e, se quiser, escolha a categoria, digite o autor, o título e o idioma. Vale a pena explorar o site, mas como os livros deste portal são exclusivamente as obras consideradas públicas, nem sempre você encontrará o que procura. Quer uma dica? Confira sete bons livros para baixar nesse portal.

Para quem se interessa por religião, o portal Luz do Islã envia livros gratuitamente para a sua casa. A filosofia do site é divulgar os princípios da religião para evitar preconceitos. Então, entre as obras disponíveis estão o Guia Ilustrado do Islã, a Mulher no Islã, O Islã é, e o Alcorão. Quem quiser receber um deles, basta entrar no site e preencha o cadastro.

2. Nas universidades

Universidades federais e estaduais, por exemplo, disponibilizam muito material online para todos – não só para os estudantes. A Universidade estadual de São Paulo (UNESP) deixou no portal da editora Cultura Acadêmica alguns textos da área de humanas (história, sociologia, música, teatro etc). Já a Universidade Estadual de Londrina (UEL) liberou os livros da faculdade gratuitamente no portal da editora da própria instituição.

A Universidade de São Paulo (USP) também faz parte dessa lista! Ela disponibiliza três mil livros para download no portal www.brasiliana.usp.br. Neste acervo, dá para encontrar obras do escritor Machado de Assis e Euclides da Cunha, por exemplo.

3. Nas bibliotecas



Por último, as bibliotecas não deixam de ser ótimas opções, mesmo com tantos livros disponíveis na internet! Afinal, a entrada na também é livre, e você só precisa se cadastrar se quiser retirar os exemplares. Para se inscrever, basta levar uma cópia do RG e CPF, um comprovante de residência e uma foto 3×4 (para carteirinha). Você não é obrigado a se inscrever na biblioteca do seu bairro, escolha a que mais interessar.

Vale saber: bibliotecas municipais costumam fazer visitas monitoradas para apresentar o espaço e dar orientações sobre como pesquisar no acervo ou consultar o livro no catálogo. Você só precisa entrar em contato e agendar a sua visita.

Não é de graça, mas vale conhecer

O site Estante Virtual tem mais de 1.300 sebos cadastrados em todo o Brasil, ou seja, você consegue descobrir quem tem o livro que você procura! Com preços menores do que as livrarias, os sebos deste portal fazem uma descrição das condições do exemplar que estão vendendo e uma as entregas são feitas em todo o Brasil. Fique atento ao preço do frete porque muitas vezes ele sai mais caro do que o próprio livro!



Você antenada!

Já sabe o que são os e-books? Entenda mais sobre a leitura digital que está bombando e onde baixá-los gratuitamente!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.