Livros e vídeos gratuitos ensinam o seu filho a lidar com o dinheiro

  • Google+
  • LinkedIn

Que tal falar com as crianças sobre a importância de consumir com consciência e economizar? Estes materiais gratuitos podem ajudá-la a passar informações sobre grana de maneira fácil e divertida!

lidar com dinheiro



Pode acreditar: educação financeira é coisa de criança! Quanto mais cedo elas aprenderem sobre o dinheiro, maiores são as chances de que façam escolhas responsáveis futuramente. Pensando nisso, diversas empresas produziram vídeos e outros materiais específicos para educar financeiramente os pequenos. Os temas variam entre economia, consumo, bancos e até bolsa de valores! Confira cinco opções para estudar com a criançada!

1. Turma da Bolsa

A BM&F Bovespa produz vídeos educativos que podem ser acessados gratuitamente na área da Turma da Bolsa. Um casal de porquinhos recebe ajuda do assistente Magro para cuidar bem do dinheiro. São três temporadas com aventuras que falam sobre consumo consciente, mesada, poupança e economia, sempre colocadas de maneira divertida. Você pode conferir outros vídeos no canal da Bovespa, além de se inscrever no curso de Educação Financeira – Módulo Família para aprender mais sobre como fazer uma reserva para os filhos. Ele é gratuito e acontece no prédio da Bovespa, em São Paulo.

Atenção professor: você tem acesso a três planos de aulas desenvolvidos por especialistas da Bolsa sobre educação financeira para as crianças!

2. Turma da Mônica e SPC Brasil

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, desenvolve tirinhas ilustradas com os personagens da Turma da Mônica sobre educação financeira. As histórias falam sobre consumo, cartão de crédito e a importância de poupar. Os quadrinhos estão no portal Meu Bolso Feliz, criado pelo SPC. Não deixe de mostrar às crianças!

3. Oficina das Finanças

Os pais podem contar com o suporte do livro Ajude seu filho a usar, gerar e ter dinheiro, da Oficina das Finanças, para ensinar aos filhos um passo a passo sobre dinheiro. Este trabalho faz parte do projeto Educação Financeira na Escola, que introduz o tema para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Os temas falam sobre dinheiro, bancos, financeiras e outros assuntos deste universo. Você pode acessá-lo gratuitamente em PDF neste link.



4. Sociedade da Fortuna

Escrito pelo administrador de empresas Fábio de Almeida Lopes Araújo, o livro A Sociedade da Fortuna é indicado para pais e adolescentes por falar sobre questões financeiras do dia a dia. O livro conta as aventuras dos amigos Lucas e Vini, que tentam entrar na disputada Sociedade da Fortuna e, para isso, descobrem tudo sobre dinheiro – inclusive as soluções para não ficar sem grana! Você pode acessá-lo gratuitamente clicando aqui.

5. Mesadinha

O Mesadinha é um jogo criado pelo Instituto Elisabetha Randon, que funciona assim: dois exércitos, o verde e o vermelho, disputam o poder do Planeta Mesadinha. Os soldados verdes representam o quanto de dinheiro você ainda tem no mês, enquanto os vermelhos são os seus gastos. Cabe ao jogador decidir quem vai ganhar a disputa! Para começar, faça o cadastro gratuito aqui.

Confira também:



Como resistir aos pedidos dos filhos

5 brincadeiras para fazer com o seu filho sem gastar nada





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.