Intercâmbio gratuito: Viaje de graça com programas de bolsas

  • Google+
  • LinkedIn

Viajar pelo mundo é um desejo bastante comum, principalmente entre os jovens. O intercâmbio une o sonho de conhecer o mundo com a importância do aprendizado.

baratear_intercambio



Ter uma experiência fora do país, conhecer um nova cultura, novo idioma e novas oportunidades profissionais e acadêmicas é a ambição de muitos brasileiros. Mas muita gente acha que realizar esse sonho é só pra quem tem grana, não é mesmo? Só que não!

Intercâmbio gratuito: Viaje de graça com programas de bolsas

Existem várias formas de conseguir uma bolsa para estudar fora. Nem sempre é fácil, mas se esse é mesmo o seu sonho e a grana tá curta, vá em frente e persista. E se não conseguir de primeira, não desanime. Lembre-se: existem muitas outras pessoas com o mesmo objetivo que você!

Confira abaixo quais são os principais programas de bolsa de estudos e saiba como é possível fazer um intercâmbio de graça!

1. Santander Universidades

Santander Universidades – Bolsas Luso-Brasileiras

São 165 bolsas de intercâmbio de até 6 meses para estudantes de universidades públicas do Brasil. Os estudantes contemplados recebem uma bolsa auxílio de 3.300 euros para ajudar com os gastos de moradia, transporte e alimentação.

As viagens são sempre programadas para o período entre agosto e dezembro de cada ano. E para se candidatar é preciso preencher os requisitos necessários e se inscrever no site do Programa.

Santander Universidades – Bolsas Ibero-Americanas

São 850 bolsas de intercâmbio de até 6 meses para estudantes de diversas universidades do Brasil. Os estudantes contemplados recebem uma bolsa auxílio de 3 mil euros para ajudar com os gastos de moradia, transporte e alimentação.

As opções de destinos incluem: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Porto Rico e Portugal.

As viagens são sempre programadas para o período entre agosto e dezembro de cada ano. E para se candidatar é preciso preencher os requisitos necessários e se inscrever no site do Programa.

Santander Universidades – Programa Top China

São 86 bolsas para alunos e professores de graduação para 3 semanas de curso nas instituições Peking University e Shanghai Jiao Tong. Os  contemplados tem os custos de passagem, traslado, hospedagem, alimentação, curso, material de apoio e certificado custeados integralmente pelo Santander. E ainda, alguns passeios culturais são proporcionados ao grupo.

As viagens são sempre programadas para julho de cada ano. E para se candidatar é preciso preencher os requisitos necessários e se inscrever no site do Programa.

Santander Universidades – Programa Top Espanha

São 163 bolsas para alunos e professores de graduação para 3 semanas de curso de idioma e cultura espanhola na Universidad de Salamanca. Os  contemplados tem os custos de passagem, traslados, hospedagem, alimentação, curso, material de apoio e certificado custeados integralmente pelo Santander. E ainda, alguns passeios culturais são proporcionados ao grupo.

As viagens são sempre programadas para julho de cada ano. E para se candidatar é preciso preencher os requisitos necessários e se inscrever no site do Programa.



2. Ciência sem fronteiras

É um programa do Governo Federal bastante conhecido que envia estudantes do ensino superior para um período de experiência no exterior. Com convênios em praticamente todas as universidades públicas do país, o projeto faz sucesso pela facilidade na inscrição e pelos requisitos mínimos.

O programa é destinado a diversas áreas da ciência, tecnologia e engenharia, e custeia todos os gastos do estudante do exterior.  Para se candidatar é preciso preencher os requisitos necessários e se inscrever no site do Programa.

3. Conexão Cultura Brasil Intercâmbios

É um programa pouco conhecido do Ministério da Cultura em parceria com os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores que envia estudantes do ensino superior para um período de experiência no exterior.

O programa é voltado para estudantes de humanas das áreas de  música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, cenotecnia, iluminação, luthieria, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória e turismo cultural.

4. Parceria com Universidades

Muitas universidades brasileiras possuem processos seletivos próprios para programas de intercâmbio em parceria com universidades estrangeiras. Neste caso, é feito um processo seletivo para oferecer as bolsas gratuitas de intercâmbio.

Para maiores informações, procure saber se sua universidade oferece esse tipo de programa. Ele costuma ser uma boa opção porque tem menos concorrência do que os programas do governo, por exemplo.

5. Fundação Estudar

É um programa que seleciona os jovens mais brilhantes do país, oferecendo bolsas de estudos por mérito para cursarem as melhores escolas do Brasil e do mundo. É destinado a estudantes de graduação e pós-graduação que tenham até 34 anos e apresentem excelência acadêmica.

O programa não oferece restrição de curso e custeia todos os gastos do estudante no exterior. Ele também incentiva que o bolsista restitua a sua bolsa após alguns anos de formação, quando possuir condições financeiras para tal, assim ele permite que outros estudantes tenham a mesma oportunidade que ele.



Para se candidatar é preciso preencher os requisitos necessários e se inscrever no site do Programa.

Nenhumas dessas opções se encaixam no seu perfil? Veja: Intercâmbio Social: viaje para o exterior e ajude uma causa





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.