Intercâmbio gratuito: Programas do Governo

  • Google+
  • LinkedIn

Viajar pelo mundo é um desejo bastante comum, principalmente entre os jovens. O intercâmbio une o sonho de conhecer o mundo com a importância do aprendizado.

Concursos públicos em 2015



Ter uma experiência fora do país, conhecer um nova cultura, novo idioma e novas oportunidades profissionais e acadêmicas é a ambição de muitos brasileiros. Mas muita gente acha que realizar esse sonho é só pra quem tem grana, não é mesmo? Acredite! Existem formas de você conseguir realizar seu sonho com tudo custeado pelo governo. Conheça agora quais são os programas que oferecem intercâmbio gratuito.

Programa Ciência sem fronteiras

É um programa do Governo Federal bastante conhecido que envia estudantes do ensino superior para um período de experiência no exterior. Com convênios em praticamente todas as universidades públicas do país, o projeto faz sucesso pela facilidade na inscrição e pelos requisitos mínimos.

Quem pode participar do Programa Ciência Sem Fronteiras

Estudantes brasileiros ou naturalizados devidamente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação da área de ciência, tecnologia e engenharia.

Requisitos:

  • Ter sido classificado no ENEM com no mínimo 600 pontos considerando os testes aplicados a partir de 2009;
  • Possuir bom desempenho acadêmico;
  • Ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação.

Os estudantes contemplados recebem uma bolsa-auxilio e tem todos os gastos no exterior custeados pelo programa. Para ver os valores das bolsas-auxilio clique aqui.

As bolsas tem duração de 12 meses podendo estender-se até 18 meses quando incluir curso de idioma.

Como se inscrever no Programa Ciência Sem Fronteiras

Os candidatos de graduação precisam estudar em instituições brasileiras que tenham aderido ao programa. Já os de doutorado-sanduíche e doutorado pleno precisam ser aceitos nas universidades estrangeiras em que pretendem estudar antes de se inscreverem no programa.

O candidato deve ficar atento às chamadas que são abertas e divulgadas no site, onde também é possível tirar dúvidas sobre as chamadas. As regras e os requisitos são disponibilizados em cada edital de acordo com a modalidade.



Bolsistas do PROUNI e FIES podem participar para conseguir a bolsa de graduação sanduíche?

Não, o programa não permite o acúmulo de apoio de outras agências. Portanto, caso receba qualquer outro auxílio estudantil advindo do Governo Federal, Estadual, do Distrito Federal ou municípios, será de total responsabilidade do bolsista solicitar o imediato cancelamento deste. Posteriormente, deverá ser enviado comprovante de cancelamento por meio do Linha Direta.

Veja as Dúvidas Frequentes aqui.

Programa Conexão Cultura Brasil Intercâmbios

É um programa pouco conhecido do Ministério da Cultura em parceria com os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores que envia estudantes do ensino superior para um período de experiência no exterior. Tem o objetivo aumentar a presença de artistas e empreendedores brasileiros no mundo.

Quem pode participar do Programa Conexão Cultura Brasil Intercâmbios

Estudantes brasileiros ou naturalizados devidamente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação das áreas listadas abaixo e artistas e produtores em festivais, eventos culturais e eventos de negócios.



Requisitos:
Só serão aceitas propostas referentes as áreas artísticas, culturais e da economia criativa listadas abaixo.

  • Patrimônio cultural (material, imaterial, arquivos e museus);
  • Expressões culturais (artesanato, culturas populares, indígenas e afro­brasileiras, artes visuais e digitais);
  • Artes do espetáculo (dança, música, circo, teatro);
  • Audiovisual (cinema e vídeo);
  • Livro, leitura e literatura (publicações e mídias impressas);
  • Criações culturais e funcionais (moda, design, arquitetura, gastronomia, games, novas mídias).

Sua atividade pode durar até 12 meses, mas o apoio financeiro do Ministério da Cultura é uma ajuda de custo que não necessariamente cobre todo o período da atividade. O programa também não cobre os custos de cursos pagos. Neste caso, o estudante deverá arcar com a matrícula e mensalidade ou pode pedir bolsa de estudo diretamente na instituição.

Como se inscrever no Programa Conexão Cultura Brasil Intercâmbios

Para participar, o interessado deve entrar em contato com a instituição de ensino e ser pré-aprovado por ela.  As instituições que já manifestaram interesse em receber os brasileiros estão disponíveis neste link. Mas o candidato pode escolher a instituição que quiser, no Brasil e no exterior, para estudar ou participar de alguma atividade.
O próximo passo é encaminhar ao Ministério da Cultura o documento da instituição estrangeira (carta-convite). Uma comissão com integrantes do ministério e de entidades vinculadas irá selecionar os agraciados pelo edital. As inscrições para os dois editais serão feitas no SALICWEB.
Veja as Dúvidas Frenquentes aqui e o Manual de Orientação aqui.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.