Guarde bem os alimentos e faça receitas sem gastar nada

  • Google+
  • LinkedIn

Conservando as sobras dá para aproveitar melhor o que você tem na geladeira! Confira dicas para evitar o desperdício sem perder a qualidade da sua comida

Guarde bem os alimentos e faça receitas sem gastar nada



Sobrou pão do café da manhã? Carne do almoço? Vegetais do jantar? Quando isso acontece, é muito comum – e bastante recomendado! – guardar os alimentos para reaproveitá-los em outras receitas no dia seguinte. Mas existem algumas dicas importantes que ajudam a conservar bem os alimentos para não deixar nada estragar! Confira como armazenar as sobras do jeito certo e faça refeições com aparência de comida fresquinha.

Conserve bem!

Os alimentos possuem formas diferentes de armazenamento e é importante guardá-los da maneira correta para que mantenham o sabor, os nutrientes e fiquem livres de bactérias. Veja como guardar três tipos de alimento para não jogar nada fora na próxima refeição!

– Frutas e verduras: se estiverem picadas, precisam ir para a geladeira. “Devem ser armazenadas dentro de um saco plástico com um pequeno furo para não abafarem”, afirma a nutricionista Yolanda Ornellas.

– Sobra de comida: procure sempre guardá-las na geladeira, em um pote bem fechado. Se for demorar mais do que dois dias para consumir estas sobras, é preciso congelar. “A maioria das comidas podem ir ao congelador, como arroz, feijão, carnes e massas. Porém, outros alimentos perdem totalmente a textura quando congelados, como batata, ovo cozido, maionese, tomate e chuchu. Folhas também não entram nessa lista”, explica a nutricionista.



– Pão: sabia que o pão é outro alimento que pode ser congelado? Ele pode ficar até um mês no congelador, pois mantém a mesma consistência e sabor quando requentado. “Para congelar o pão, você deve embalá-lo em plástico ou papel alumínio e colocar no freezer. Quando for consumi-lo, é só levar direto ao forno em temperatura média”, ensina Yolanda.

Dica: quando cozidos, os alimentos perdem um pouco dos nutrientes. Para evitar uma perda maior, é importante que você os conserve adequadamente e não os deixe no fogo por muito tempo. “Quanto mais aquecidos, maior a perda de nutrientes”, afirma a nutricionista. “No caso de legumes, cozinhe-os sempre com casca e não coloque muita água”, sugere.



Receitas para reaproveitar as sobras!

Além de guardar bem os alimentos, você também pode usar os alimentos do dia anterior em receitas diferentes. Com arroz, frango e carne dá para fazer bolinhos ou arroz de forno, além de farofa rica, torta ou escondidinho. Se sobraram legumes, que tal um suflê? E, se o pão endurecer, ainda é possível aproveitá-lo para fazer torradas ou almôndegas. Na internet é fácil achar receitas como essas para reaproveitar os alimentos. Sites como Tudo Gostoso, M de Mulher e Vovó Palmirinha reúnem várias dicas interessantes! Vale a pena conferir.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.