Tratamento Dentário Gratuito: onde encontrar em todo o país

  • Google+
  • LinkedIn

Universidades com cursos de odontologia prestam atendimento gratuito para quem não pode pagar pelo tratamento. Saiba onde encontrar esse serviço no seu estado

Tratamentos-dentários-de-graça



Dentista gratuito: é possível?

Tratamento de implante dentário, canal, de gengiva, extrações e limpezas são alguns dos procedimentos que você consegue fazer sem pagar nada! Uma opção para cuidar dos dentes sem pesar no bolso é tentar as universidades brasileiras que têm cursos de odontologia. Nelas, o atendimento é feito pelos alunos, mas sempre com acompanhamento de um professor.

O que você precisa saber antes de procurar a clínica universitária para um tratamento dentário gratuito

1. Existem filas. Mesmo que a instituição não informe com clareza, é feita uma seleção para os procedimentos. Por isso, não espere ser atendido na mesma hora, principalmente se o seu caso não for urgente.

2. As regras mudam. Enquanto algumas universidades fazem atendimentos de casos encaminhados pelo SUS, outras aceitam todos os pacientes e abrem espaço na agenda.

Compre agora o plano odontológico da Caixa. Apenas R$ 24,90 por mês. Clique aqui para saber mais.

3. Nem tudo é de graça. Casos que precisam da utilização do laboratório da faculdade, por exemplo, podem exigir o pagamento de uma taxa.

4. Alguns pacientes ficam de fora. É importante lembrar que as faculdades não têm obrigação – e muitas vezes nem conseguem – atender todas as pessoas que as procuram. Elas fazem esse atendimento para treinar os dentistas e para complementar o serviço público. Mesmo assim, vale a pena tentar!

Compre agora o plano odontológico da Caixa. Apenas R$ 24,90 por mês. Clique aqui para saber mais.

Onde encontrar um tratamento dentário gratuito

Clique abaixo no seu estado e veja as universidades que prestam tratamento odontológico gratuito, quais atendimentos oferecem (implante dentário, aparelho ortodôntico, tratamento de canal, problemas de gengiva, etc.) e quais os critérios de seleção:



Relação de estados com clínicas universitárias que oferecem tratamento dentário gratuito

ALAGOAS
AMAPÁ
AMAZONAS
BAHIA
CEARÁ
DISTRITO FEDERAL
ESPÍRITO SANTO
GOIÁS
MARANHÃO
MATO GROSSO
MATO GROSSO DO SUL
MINAS GERAIS
PARÁ
PARANÁ
PERNAMBUCO
PIAUÍ
RIO DE JANEIRO
RIO GRANDE DO NORTE
RIO GRANDE DO SUL
RONDÔNIA
RORAIMA
SANTA CATARINA
SÃO PAULO
SERGIPE
TOCANTINS

Centros de Especialidades Odontológicas

Outra opção para cuidar dos dentes sem gastar são os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes locais você trata canal, faz a colocação de implantes dentários e de aparelhos ortodônticos, entre outros atendimentos simples. Clique aqui para saber quais cidades possuem as CEOs.

Como conseguir atendimento particular odontológico

O atendimento gratuito varia muito de cidade para cidade e nem todos os tipos de atendimento são cobertos. Por isso, muitas pessoas tem optado procurar atendimento particular. Nesse caso existem duas opções: fazer um empréstimo ou fazer um consórcio de serviços.



No caso do empréstimo existem várias linhas de crédito possíveis. É possível pegar um empréstimo pessoal no banco que você tem conta – mas os juros costumam ser altos.

Já no consórcio a pessoa paga parcelas mensais e, quando contemplada, recebe uma carta de crédito para pagar um atendimento numa clínica ou hospital particular. O interessante é que a pessoa pode escolher qualquer clínica que esteja dentro do valor.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.