Diversão de graça!

  • Google+
  • LinkedIn

Que tal passar o tempo em ótimos lugares e, de quebra, não gastar nada com isso? Conheça programas gratuitos em três grandes cidades: Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

diversão de graça



Não é preciso gastar dinheiro para ter um dia de descanso fora de casa! Festivais são alternativas que acontece em certas épocas, assim como existem programas gratuitos o ano inteiro. Então, anime-se! Saiba o que fazer para se divertir de graça em três cidades brasileiras e aproveite essa oportunidade para conhecer melhor o lugar onde você mora!

Rio de Janeiro

Além das praias da orla carioca, que atraem turistas do mundo inteiro, outros locais da cidade maravilhosa oferecem atividades divertidas e gratuitas. Confira algumas opções de lazer no Rio de Janeiro!

1. Biblioteca Nacional

Localizada no centro do Rio de Janeiro, esta é a maior biblioteca da América Latina – e a sétima maior do mundo, segundo dados da UNESCO. Ao lado do Museu de Belas Artes e do Teatro Municipal, o prédio tem mais de nove milhões de obras, sendo o maior acervo do país. Visitas monitoradas acontecem de hora em hora, mas grupos maiores precisam fazer o agendamento.

  • Horário: De 3ª a 6ª feira das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 15h.
  • Contato: (21) 3095-3879.

2. Museu de Arte do Rio (MAR)

Inaugurado em março de 2013, é um lugar imperdível para quem gosta de exposições. Ele fica na região central do Rio de Janeiro, e você consegue se cadastrar no site do museu para receber a programação por email. Alunos e professores da rede pública entram gratuitamente se apresentarem a carteirinha, assim como pessoas com mais 60 anos. E toda terça-feira tem entrada gratuita para o público geral.

  • Horário: De 3ª a domingo das 10h às 17h.
  • Contato: (21) 3031-2741.

3. Samba da Ouvidor

Ótima opção para quem procura o samba de raiz da capital carioca. Localizado na Rua Ouvidor, no centro da capital, resgata as origens do samba e traz novidades que não são tão conhecidas do grande público.

  • Horário: Aos sábados entre 17h e 22h.

4. Roda de choro nas Laranjeiras

Programa tradicional para as famílias, a roda acontece na Praça General Glicério, nas Laranjeiras. É perfeito para conhecer o ambiente musical da capital carioca.

  • Horário: aos sábados às 10h.

5. Jardim Botânico

É outra atração gratuita da cidade. São mais de oito mil tipos de plantas e flores, dois museus, parquinhos, orquidário, biblioteca, quiosques e área para piquenique. Tudo de graça!

  • Horário: Diariamente das 8h às 18h.
  • Contato: (21) 3874-1808.

6. Aterro do Flamengo

Inaugurado em 1965, o parque possui uma área verde com 11.600 árvores, além de campos de futebol, parquinhos e pistas de rolamento para andar de bicicleta, patins e skate.

  • Horário: Diariamente, funcionando 24 horas.
  • Contato: (21) 2285-0129.

Salvador

Não é só de praias que vive o baiano! Salvador tem várias opções gratuitas de lazer além das dessas belezas naturais! Confira algumas alternativas de passeio nessa capital.

1. Parque da Cidade

Também conhecido como Parque Joventino Silva, fica próximo ao bairro do Itaigara e é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil. O parque atrai principalmente que gosta de correr ou andar de bicicleta, mas também tem parquinhos infantis. E fique de olho! Shows gratuitos são realizados com frequência no Anfiteatro Dorival Caymmi, que fica dentro do parque.

  • Horário: Diariamente das 6h às 18h.
  • Contato: (71) 3358-5612/3353-4904.

2. Parque de Pituaçu

Famoso pela vista que proporciona aos turistas e pelo lago de 200 mil metros quadrados com pedalinhos! Além das árvores frutíferas, o parque tem exposições a céu aberto, como do artista plástico Mário Cravo que disponibilizou cerca de 800 obras para serem expostas no local.

  • Horário: Diariamente das 8h às 18h.
  • Contato: (71) 3116-9160/3116-9161.

3. Jardim Zoológico de Salvador

Com três quilômetros de pista, o zoológico tem 1.225 animais diferentes e algumas espécies em extinção, além de galerias de todos os biomas do país espalhadas pelo museu. Os visitantes também encontram no local uma biblioteca com quase dois mil livros sobre meio ambiente e animais.

  • Horário: De 3ª a domingo das 8h30 às 17h. A biblioteca não funciona aos finais de semana.
  • Contato: (71) 3116-7952/3115-6289.

4. Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

É a opção perfeita para quem gosta de arte (e de música!). Localizado no Solar do Unhão, o local recebe mais de 200 mil visitantes por ano. Com cinco salas expositivas e uma galeria a céu aberto, ele já faz parte do circuito nacional da arte contemporânea. Show de Jazz acontecem aos domingos com o valor da entrada de R$ 6 a inteira.

  • Horário: 2ª a 6ª feira das 13 às 19h e aos finais de semana das 14h às 19h.
  • Contato: (71) 3117-6139.

5. Festivais de temporadas

O Projeto Sudesb Verão acontece entre os meses de dezembro e fevereiro, e promove atividade física gratuita para todas as idades, que vão de alongamento, ginástica e até swing baiano. Já o Festival Bacanudo é anual e rola todos os anos na Livraria Cultura do Salvador Shopping. Ele exibe filmes gratuitos, apresentações de stand up e traz mesas de discussão.  Fique de olho na programação para não perder essas oportunidades!



São Paulo

Sem praias, a capital paulistana costuma ter uma agenda cultural agitada e muitas atividades gratuitas! Confira boas opções para a sua família!

1. Teatro SESI-SP

Localizado na Avenida Paulista, o edifício do SESI-SP possui um teatro com uma programação de musicais, espetáculos de dança e peças teatrais, que vão de musicais infantis a histórias mais densas. A maioria dos espetáculos é gratuita, basta retirar o ingresso na bilheteria no dia da apresentação. Consulte a programação no portal da instituição.

  • Horário: De 4ª a sábado das 12h às 20h; aos domingos das 11h às 20h.
  • Contato: (11) 3146-7405.

2. Teatro do Sesc-SP

Espalhadas por vários bairros da capital, as unidades do Sesc têm peças de teatro gratuitas, shows, contação de histórias e atividades recreativas para crianças. Para retirar os ingressos é necessário comparecer à bilheteria uma hora antes do início da apresentação; poucos eventos são cobrados e o preço costuma ser simbólico. Consulte a programação do SESC mais próximo de você.

  • Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 22h; aos finais de semana das 10h às 19h (os horários podem variar conforme a unidade).
  • Contato: Acesse o site tenha acesso ao telefone da unidade mais próxima.

3. Museu da Imagem e do Som (MIS)

Quem gosta de visitar exposições não pode perder esta visita! Com entrada gratuita aos sábados para o acervo de obras fixo, o museu conta com uma programação dinâmica que inclui espetáculos de dança e shows. As exposições temporárias costumam atrair muitos visitantes, com entrada gratuita sempre às terças.

  • Horário: De 3ª a 6ª feira das 12h às 21h; aos finais de semana das 11h às 20h.
  • Contato: (11) 2117-4777.

4. Museu do Futebol

Com um acervo que conta a história do futebol brasileiro e dos clubes, ele é parada obrigatória para quem ama esporte! Localizado no estádio do Pacaembu, o museu mostra os craques que já passaram pela seleção e a história das bolas de futebol. Além disso, você confere exibições de filmes e oficinas, além de um salão especial para a copa do mundo. A entrada é gratuita às quintas e aos sábados.

  • Horário: De 3ª a domingo das 9h às 17h (horário diferenciado em dias de jogo no estádio, consulte a programação).
  • Contato: (11) 3661-2273.

5. Parque do Ibirapuera

Ciclovia, show ao ar livre, espaço para andar de skate e patins e vista para o lago. Essa é a praia paulistana, conhecida como Parque do Ibirapuera. Nele, você encontra um passeio de bike guiado gratuito aos sábados e uma programação de shows ativa. O parque ainda abriga o museu da Oca, que recebe exposições e feiras, e têm entrada gratuita às terças.

  • Horário: De 2ª à 6ª feira das 5h às 0h (aberto 24 horas de sábado para domingo).
  • Contato: (11) 5574-5045/5574-5505.

6. Parque Villa-Lobos

Com parquinhos e uma programação especial para as crianças, esta é outra opção para quem gosta de um programa ao ar livre. O parque ainda oferece a atividade de monitoria ambiental, que realiza uma visita guiada à horta do parque, assim como visitas ao orquidário e arvorismo.

  • Horário: Todos os dias das 5h30 às 19h (até as 20h em horário de verão).
  • Contato: (11) 2683-6302.

Quer ver filmes de graça?

Não importa a cidade em que você está: dá para aproveitar o melhor do cinema sem gastar dinheiro! Confira três dicas imperdíveis para se divertir com toda família.

1. YouTube

Sim, a plataforma de vídeos YouTube também deixa você assistir filmes gratuitamente! São 150 filmes nacionais completos e, além dessa seleção, dá para encontrar outros títulos clássicos e de terror!

2. Cinematecas

Fique de olho na programação de cinematecas e bibliotecas da sua cidade! Esses lugares costumam fazer exibições gratuitas aos finais de semana.



3. Netflix

Ele é pago, mas não no primeiro mês! Então, dá para explorar o conteúdo do Netflix, como filmes e séries, por um mês e fechar a assinatura se o serviço valer a pena!

Veja também!

Quer outras ideias de diversão em família? Descubra 5 brincadeiras para fazer com seu filho sem gastar nada.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.