Agora é lei: SUS deve iniciar tratamento de câncer em 60 dias

  • Google+
  • LinkedIn

Quem precisa tratar um câncer e depende do Sistema Único de Saúde (SUS) não deverá mais ficar tanto tempo na fila de espera.

A boa notícia é resultado de uma lei que está em vigor e que exige que os pacientes não esperem mais do que 60 dias para começar o tratamento.



Isso significa que procedimentos como cirurgias, quimioterapia e radioterapia serão iniciados o quanto antes, para garantir que a pessoa tenha mais chances de se curar!

Quando a regra vale

O prazo deve ser cumprido em quase todos os casos de câncer, com exceção:
– Do câncer de pele não-melanoma, que é um dos que têm mais chances de cura;
– De alguns tumores de tireóide com menor risco ao paciente;
– De casos em que não é necessário fazer cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

E se a lei não for cumprida?





Se o paciente não começar o tratamento em dois meses poderá fazer uma denúncia na ouvidoria do SUS. Basta ligar no telefone 136.

Todas as denúncias serão fiscalizadas pelo Ministério da Saúde!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.