6 cirurgias plásticas gratuitas pelo SUS

  • Google+
  • LinkedIn

O Sistema Único de Saúde cobre alguns tipos de cirurgia plástica que são reparadoras, como implante de silicone para quem tratou o câncer de mama e redução em orelhas de abano. Confira!



Quem sofreu um acidente ou passou por alguma doença grave e deseja fazer uma cirurgia plástica pode procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) e pedir esse procedimento de graça.

O SUS cobre apenas as cirurgias plásticas reparadoras e isso significa que não dá para procurar o governo para fazer um implante de silicone e aumentar os seios se o motivo for estético. Por outro lado, dá para fazer essa mesma cirurgia nos casos em que a mulher teve câncer e precisou retirar a mama.

Veja abaixo as 6 principais plásticas reparadoras gratuitas que o Sistema Único de Saúde oferece:

1. Cirurgia de fenda palatina gratuita pelo SUS

É um problema genético que causa uma deformação na região da boca e no nariz da pessoa.

2. Cirurgia de lábio leporino gratuita pelo SUS

Este caso se parece com o da fenda palatina e pode atingir até os dentes e a gengiva.

3. Cirurgia de mudança de sexo gratuita pelo SUS

Feita em mulheres que não se identificam com o corpo que têm. Nesse caso, a cirurgia modifica os órgãos genitais e os seios.

4. Cirurgia de orelhas de abano gratuita feita pelo SUS

Indicada para quem nasce com as orelhas muito afastadas do rosto e gostaria de mudar a aparência.

5. Cirurgia de gigantomastia gratuita pelo SUS

É o nome dado para o caso de mulheres que têm os seios muito grandes, também conhecida como cirurgia de redução da mama. A cirurgia de redução evita problemas na coluna por causa do excesso de peso dos seios.

“A cirurgia só pode ser feita quando a paciente passa por uma consulta com um médico ortopedista que avalia se a saúde dela está prejudicada pelo tamanho dos seios”, explica o médico Carlos Alberto Komatsu, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.



6. Cirurgia de silicone mamário gratuita pelo SUS

Cirurgia feita apenas em mulheres que retiraram o seio ou parte dele por causa do câncer de mama.

Se a cirurgia for tranquila e a paciente estiver em condições para passar por um novo procedimento, o implante será feito logo após a retirada do tumor nos seios. É a nova regra do projeto de lei aprovado em 28 de abril de 2013.

Como conseguir atendimento particular

O atendimento do SUS varia muito de cidade para cidade e nem todos os tipos de cirurgia são cobertos. Por isso, muitas pessoas tem optado procurar atendimento particular. Nesse caso existem duas opções: fazer um empréstimo ou fazer um consórcio de cirurgia plástica.

No caso do empréstimo existem várias linhas de crédito possíveis. É possível pegar um empréstimo pessoal no banco que você tem conta – mas os juros costumam ser altos.

Já no consórcio a pessoa paga parcelas mensais e, quando contemplada, recebe uma carta de crédito para pagar a cirurgia numa clínica ou hospital particular. O interessante é que a pessoa pode escolher qualquer clínica que esteja dentro do valor.



Como fazer a cirurgia plástica reparadora

Como são muitos os motivos que podem levar uma pessoa a procurar uma plástica reparadora, cada caso é tratado de uma forma diferente. Por isso, converse com o seu médico para saber se a sua cirurgia será aprovada pelo SUS.

Saiba os passos para conseguir uma cirurgia plástica no SUS.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.