4 museus gratuitos para conhecer em São Paulo

  • Google+
  • LinkedIn

Da medicina, do circo, da lâmpada e até do relógio – conheça quatro centros culturais imperdíveis na capital paulista!

museus gratis em sp



Entre os principais atrativos culturais da cidade de São Paulo estão os museus. O Masp (Museu de Arte de São Paulo), a Pinacoteca e o Museu do Ipiranga entram na lista dos mais conhecidos, mas você sabia que existem 132 espaços assim na cidade? E o melhor: muitos deles têm entrada gratuita! Conheça a seguir alguns programas culturais que não podem ficar fora da sua visita.

1. Centro de Memória do Circo

Localizado dentro da Galeria Olido, o museu é uma ótima opção para quem quer conhecer os bastidores de um espetáculo de circo. Afinal, você estará no maior centro de memória do Brasil sobre a arte do picadeiro! Fotografias, figurinos, perucas, sapatos, partituras de música, roteiros de apresentações são alguns dos exemplos que você encontra sobre o universo do circo. Dica: existem educadores que conduzem a visita.

Horário: De quarta à sexta-feira das 10h às 18h. Exposições podem ser visitadas de segunda a sexta das 10h às 20h (menos às terças) e aos sábados e domingos das 13h às 20h.

Endereço: Galeria Olido – Avenida São João, 473, Centro – São Paulo.

Contato: (11) 3397-0177.

Mais informações aqui.

2. Museu do Relógio

Como o nome revela, o Museu do Relógio é um local inteiramente dedicado aos… relógios! Além das peças modernas e dos primeiros modelos que chegaram ao Brasil no século 17, você encontra ampulhetas e réguas egípcias de marcação do tempo que têm mais de dois mil anos! Você pode fazer um passeio virtual pelo local clicando aqui.

Horário: Visitas somente com agendamento pelo telefone.

Endereço: Avenida Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina – São Paulo.

Contato: (11) 3646-4000.

Mais informações aqui.

3. Museu da Lâmpada

Outra invenção que tem um acervo inteiramente dedicado a ela em São Paulo é a lâmpada! Este museu conta a história da iluminação, desde a descoberta do fogo até a criação das luminárias modernas, por meio de materiais, equipamentos e pesquisas. Você também pode visitar uma réplica do laboratório do inventor da lâmpada, o americano Thomas Edison. Para entrar, é necessário levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições que o museu apoia.



Horário: Visitas somente com agendamento. Para agendar, clique aqui.

Endereço: Avenida João Pedro Cardoso, 574, Campo Belo – São Paulo.

Contato: (11) 2898-9358.

Mais informações aqui.

4. Museu da História da Medicina

Quem quiser conhecer mais sobre os primeiros médicos e hospitais do Brasil, um bom programa é ir ao Museu da História da Medicina, no centro de São Paulo. O local tem mais de mil peças, entre equipamentos cirúrgicos e aparelhos antigos, livros raros, documentos e fotografias.

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Endereço: Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 278, Bela Vista – São Paulo.

Contato: (11) 3188-4303.

Mais informações aqui.



Quer conhecer mais museus? Você pode visitar centros culturais do Brasil e de outros países de graça pela internet! Clique aqui para conhecer alguns.

Veja também!

Cultura sempre é bom – e fica ainda melhor quando não custa nada! Saiba onde encontrar gratuitamente:





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.