O que saber antes de comprar o seu notebook

  • Google+
  • LinkedIn

O-que-saber-antes-de-comprar-o-seu-notebookSe você já pesquisou bastante e decidiu que um notebook vai dar conta do que você precisa, agora é legal entender as características principais deste aparelho para acertar na compra.

Veja o que é importante checar antes de escolher o seu laptop:



Memória e processador
O processador é o responsável pela velocidade de funcionamento do computador, enquanto a memória guarda temporariamente as informações que passam por ele. Os dois atuam em conjunto para que o aparelho seja rápido e eficiente.

Se você costuma jogar no computador ou usa programas pesados, é importante ter uma boa memória e um processador moderno. “Nestes casos, eu indico uma memória de 6GB a 8GB, e um processador de núcleos múltiplos”, explica Marcelo Gonçalves, analista de sistemas da empresa StudioZilla. Caso contrário, uma memória de 2GB e um processador simples (ou seja, com apenas um núcleo) dão conta do serviço.

HD
Ele guarda todas as informações do computador. Enquanto a memória apaga o conteúdo quando o computador desliga, o que foi guardado no HD continua lá. “Para quem usa apenas as funcionalidades simples do laptop, um HD de 320GB é o suficiente”, sugere Marcelo. Mas se o objetivo for jogar pelo notebook, o HD precisa ter pelo menos 500GB de espaço.

Placa de vídeo
Os notebooks básicos geralmente vêm com uma placa de vídeo na placa-mãe (o termo técnico para isso é onboard). Esse tipo funciona bem para quem usa o notebook apenas para atividades diárias, como entrar nas redes sociais.

Mas se você trabalha com edição de vídeo ou quer jogar games, procure um notebook com placas que vêm separadas (o termo técnico para esse caso é offboard). Isso porque elas possuem memória própria. “Se puder, prefira sempre um computador com placa separada, mesmo que seja simples. Assim, se a placa queimar, você só precisa trocar essa peça. Se ela for acoplada à placa-mãe, tem que trocar as duas, o que fica mais caro”, ensina o analista.

Tela
Os tipos mais comuns são de LED e LCD. A diferença de preço é pequena, e as de LED têm melhor qualidade além de serem mais econômicas. Também é importante pensar no tamanho delas. As telas maiores são melhores para quem gosta de assistir filmes no computador ou trabalha com design, por exemplo. Caso contrário, escolher uma tela de 13 ou 14 polegadas será suficiente.

Dica: O tamanho da tela que escolher vai influenciar no peso do seu notebook. Se você precisa ou quer levá-lo com você na maior parte do tempo, as telas com até 14 polegadas não pesam tanto.



Garantia
As marcas dos notebooks geralmente dão garantia de um ano. Se você achar que vale a pena ampliar esse serviço, informe-se nas lojas sobre os valores de garantia adicional e compare os preços finais em no mínimo três lojas.

4 pontos que também são importantes:

1. O notebook precisa ter várias entradas USB para você conectar acessórios como mouse e webcam.

2. Fique de olho na duração da bateria. Aquelas que prometem no mínimo 6 horas de uso valem mais a pena.



3. Para usar a internet por Wi-Fi, o PC deve ter uma placa Wireless. Veja se a sua escolha tem essa característica.

4. Lembre-se de checar se o notebook possui entrada de CD e DVD, pois alguns ainda vêm sem essa opção.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.