Não perca dinheiro nas compras online

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Conheça os seus direitos quando realiza compras online e não perca dinheiro com isso!



Apesar da compra virtual ser muito comum hoje em dia, ainda existem motivos para ficar com um pé atrás em relação a esse tipo de comércio. No entanto, conhecer os seus direitos traz confiança na hora de gastar pela internet.

Confira quais são as situações mais comuns e como você pode lidar com elas!

1. Comprei e me arrependi

Se você fechou o pedido, pagou e mudou de ideia, pode voltar atrás por causa da Lei do Arrependimento.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), se você desistir do produto que comprou pela internet, pode devolvê-lo e pedir o dinheiro de volta.

Essa lei é de um prazo de 7 dias a partir da compra ou a partir do recebimento do produto na sua casa. Vale também dar uma olhada na nota fiscal para ver se tem algum prazo para a troca.



2. Meu produto veio com defeito

Nesse caso, o site é obrigado a oferecer no mínimo duas alternativas: devolver o dinheiro ou trocar o produto por outro igual, em perfeitas condições.

Vale saber que você pode escolher ficar com o dinheiro de volta e não receber outro produto, ok? Se a empresa negar o seu pedido, você pode exigir seus direitos em órgãos de defesa do consumidor.



3. Cobraram o valor em dobro

Acredite: quando você paga a compra com cartão de crédito e o site cobra duas vezes o valor, a empresa precisa devolver o dinheiro das duas cobranças! E esse direito vale também para compras físicas, não só as feitas pela internet.

Atenção!

As compras online em sites brasileiros seguem as regras do Código de Defesa do Consumidor. Por isso, os direitos que você tem quando compra pessoalmente em uma loja também valem para as compras online. Fique atento e saiba como exigir os seus direitos!

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