Economize energia usando bem os aparelhos que você tem em casa

  • Google+
  • LinkedIn

Economize-energia-usando-bem-os-aparelhos-que-você-tem-em-casaSua conta de luz está mais alta a cada mês? Saiba que um dos motivos para o valor subir pode ser o mau uso dos aparelhos eletrônicos que você tem em casa.

Apesar de úteis no dia a dia, eles podem gastar mais energia do que o necessário. Então, para acertar a dose e economizar na fatura, basta pequenas mudanças de hábito. Confira:



Geladeira: Nunca forre as grades internas com plásticos, pois isso impede que o ar circule e resfrie bem os alimentos. “Guardar a comida ainda quente dentro da geladeira também faz com que ela consuma mais energia”, alerta o engenheiro do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, Alexandre Novgorodcev. Além disso, tente abrir a porta o menor número de vezes possível porque a geladeira gasta mais sempre que for aberta. Uma dica é retirar ou guardar todos os alimentos que precisa de uma vez.

Se você vai comprar uma geladeira nova, deve observar a etiqueta de consumo. “Prefira sempre aquelas que são de selo A, pois são as mais econômicas”, explica o engenheiro. E se não precisar de um freezer muito grande, compre o modelo mais simples, com uma porta só.

Chuveiro elétrico: Apesar de ser apontado como um dos vilões da conta de luz, ele pode ser econômico se usado do jeito certo. Comece checando a regulagem de calor. Quando o clima não estiver frio, a dica é alterar o modo para “verão”, pois a água esquenta menos. Além disso, use o chuveiro apenas para tomar banho. Prefira fazer a barba e escovar os dentes na pia.

Máquina de lavar: Apesar de não consumir tanta energia, ela pode ser a responsável por gastos altos se for ligada várias vezes na semana. “Por isso, junte o máximo de roupas que puder a cada lavagem”, aconselha o especialista do Inmetro. Assim, você gasta menos energia e de quebra também economiza água.

As máquinas de lavar também têm a etiquetagem do Inmetro, por isso fique de olho no consumo.

Secador de cabelo: O secador pode gastar muita energia se for usado com frequência, especialmente no inverno. Seque bem os fios com uma toalha para depois usar o aparelho – assim, ele fica ligado por menos tempo.

Micro-ondas: Quando quiser esquentar um alimento congelado, tire do freezer e espere descongelar. Assim você economiza energia, já que o eletrodoméstico fica ligado por um tempo menor.



Desligue os aparelhos

Sabe quando você vai dormir e a televisão fica com aquela luz vermelha acesa? Sim, ela está consumindo energia durante esse tempo. Por isso, desligue o máximo de aparelhos que puder à noite, para que eles não fiquem no modo de espera.

Isso acontece também quando você carrega o celular. Mesmo depois de a bateria estar completa, o aparelho continua consumindo energia se não for retirado da tomada.



Desafio para a família

Faça um quadro escrevendo o quanto gastaram na conta de luz do último mês e distribua uma tarefa para cada pessoa. Enquanto um desliga os aparelhos na hora de dormir, o outro pode fiscalizar se ninguém exagerou o tempo do banho. Se a conta do próximo mês vier mais barata, vocês podem comemorar com um prêmio! Que tal propor o desafio?





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.