Cuidado com a segurança ao comprar pela internet

  • Google+
  • LinkedIn

Fazer compras online é irresistível! Você encontra o que quiser sem pegar trânsito, pode parcelar o pagamento e recebe o produto em casa.

Mas cuidado: tanta empolgação pode custar caro. Quando você faz compras sem checar a segurança do site, corre risco de levar algum golpe.



Por isso, antes de fechar o negócio, fique atento a algumas dicas.

8 dicas para comprar com segurança

1. Desconfie de ofertas milagrosas. Normalmente ficamos animados com uma oferta muito boa e deixamos de seguir qualquer regra. É aí que mora o perigo!

2. Se você não conhece a empresa que está vendendo o produto, pergunte aos seus amigos. Talvez eles já compraram nessa loja e podem dizer se houve algum problema.

3. Dê uma olhada no “Reclame Aqui, pois quem ficou insatisfeito com a compra costuma registrar nesse site. Também é uma boa digitar no Google palavras como “problemas” e o nome da loja, para ver se surgem muitos comentários ruins.

4. Para saber se você pode passar seus dados de pagamento, procure o cadeado de segurança que deve aparecer em algum lugar do navegador quando você começa o processo de compra. Esse cadeado é um documento de identidade do site, como se fosse o nosso RG.

5. Repare se a url da página mudou para https:// quando você está finalizando a compra. Isso significa que suas informações estão protegidas.

6. Verifique se você tem um prazo folgado para devolver o produto, caso ele venha com defeito. E não esqueça: quem arca com as despesas da devolução é o vendedor!



7. Prefira usar cartão de crédito a boleto bancário. Além de poder parcelar suas compras, você recebe a mercadoria antes de transferir o dinheiro. Se algo estiver errado, você tem tempo de tentar cancelar a compra diretamente na administradora do cartão.

8. Sites que usam o PagSeguro também são legais. Essa ferramenta faz o meio-campo entre a loja e o comprador e garante 14 dias para bloquear o pagamento, se houver algum problema!

E se eu comprar e a entrega atrasar?

Ok, você verificou todos os quesitos de segurança da loja e fez sua compra. Aí ficou esperando o prazo para a entrega… e nada!



Se a loja virtual não cumprir o prazo que deu, você tem o direito de cancelar a compra. Isso mesmo! O Procon garante que o consumidor não tem obrigação de receber uma mercadoria atrasada.

Para ter certeza que não terá problemas, guarde a nota fiscal, o comprovante do pedido e boas compras!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.