4 pegadinhas que fazem você gastar mais dinheiro

  • Google+
  • LinkedIn

Saiba fugir das ciladas que você não se dá conta no dia a dia e consiga controlar o seu orçamento com pulso firme!

4 alguma coisa



Por mais controle que você tenha sobre o seu orçamento, é fácil sair do planejamento e ter um gasto que não deveria ter aparecido. Afinal, comprar algo que você queria há tanto tempo às vezes compensa todo o estresse e cansaço do mês inteiro de trabalho. Sem contar os gastos que poderiam ter sido planejados, como a compra de material escolar e os presentes de namoro ou aniversário, que pesam demais no bolso. Mas se você está economizando para conquistar algo maior, como seu carro, sua casa ou a faculdade que tanto sonha, respire fundo quando o cansaço bater e fique ligada para fazer as melhores escolhas na hora de comprar!

4 situações que fazem você gastar

Confira abaixo situações comuns que costumam aumentar os gastos do mês e saiba como se dar bem quando alguma destas ciladas aparecerem.

1. Troca de estação

Mudou o clima, mudam-se vitrines! Os preços caem e, em pouco tempo, as lojas ganham aquelas placas com a palavra mágica “liquidação”. Você não precisa passar correndo por elas, afinal, muitas compras das trocas de coleção realmente valem a pena. Então, o truque é ir às lojas sabendo exatamente quanto você pode gastar e quais são as peças que você precisa. Dessa forma, você diminui as chances de comprar algo que ficará no guarda-roupa e, pior, que estourou seu orçamento do mês.

Fique atento: As lojas costumam misturar peças da coleção nova com as outras que estão em liquidação, então, preste atenção no valor exato das peças que escolheu antes mesmo de levá-las ao provador!

2. Datas comemorativas

Dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças… Não importa o tamanho do orçamento de cada um: algumas datas exigem a compra de presentes. Para evitar pagar mais do que poderia, tente se programar e faça as compras ao longo do ano!

Fique atento: Comprar os presentes com antecedência só traz vantagens. Isso porque você consegue procurar exatamente o que gostaria de dar sem passar pelo estresse das lojas cheias e dos preços altos.



3. Lista de mercado

Fazer a lista de mercado em casa ajuda a perceber exatamente o que está faltando e, de quebra, ainda ajuda você a ter bastante foco quando chegar ao mercado, não é? Mas o que você acha de dar um passo além e organizar a sua lista por setores? Quanto menos você andar pelo mercado, menor será a tentação de consumir. Para não correr o risco de deixar a lista em casa, você pode usar aplicativos no celular, que tal?

Caso encontre promoções, não custa nada confirmar se elas realmente valem a pena! Às vezes, o produto tem prazo de validade longo e pode ficar guardado na sua casa pelos próximos meses. Se tomar essa decisão, tome cuidado para não aumentar o consumo do alimento que foi comprado a mais, ok? Faça as contas e decida em quanto tempo ele será consumido.

Fique atento: Muitas promoções são feitas porque o prazo de validade está próximo. Então, certifique-se de que você vai consumir o produto dentro desta data, caso contrário, o que parecia economia vira um desperdício, não só de dinheiro, mas também de alimento.



4. Material escolar

O início de ano é sempre uma época com muitos gastos fixos: além dos impostos, as listas de material escolar pesam no bolso. Nesse caso, uma saída seria começar a comprar parte do material durante o ano, por exemplo, cadernos em um mês, lápis e canetinhas em outro, pastas e agenda no mês seguinte, e assim por diante. Dessa forma, você quase não sente os gastos que, juntos, causam aquele impacto maior.

Fique atento: Não dá para antecipar a compra de livros porque eles dependem da programação escolar, mas quando a lista chegar, acesse o site http://www.estantevirtual.com.br/. Ele traz milhares de sebos do Brasil que entregam as compras na sua casa. Os vendedores são classificados por outros usuários e, normalmente, informam o estado real dos livros. Então, antes de fechar o pedido, confirme que o sebo é confiável e que deixou bem clara a condição dos produtos que você escolheu.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.