12 dicas para economizar com os cosméticos

  • Google+
  • LinkedIn

Evite desperdícios, recupere os produtos danificados e encontre as melhores ofertas. Confira nesta matéria como fazer tudo isso e não perder dinheiro com os produtos de beleza

Como-ser-revendedora-em-4-grandes-empresas-de-cosméticos



Xampus, maquiagem, cremes – sabia que às vezes gastamos mais do que o necessário com esses produtos? E que em muitas situações é possível reaproveitá-los? Quer saber como? Consumidores e especialistas dão as dicas! Confira nesta matéria.

1. Xampu: um pouco já é o suficiente

O seu xampu acaba muito rápido? Se a sua resposta for sim, pode ser que você esteja usando além do necessário na lavagem dos cabelos. “Use uma quantidade mínima de xampu, do tamanho de uma pérola.”, afirma a cabeleireira Flórence Biasotti. “Molhe todo o cabelo e, antes mesmo de passar o xampu, massageie o coro cabeludo para minimizar a oleosidade natural da raiz. Depois, esfregue o xampu nas mãos, para ativá-lo, e aplique nos cabelos, massageando-os. Enxague e repita a operação”, explica Flórence.

2. Economize no restinho

Quando o xampu está quase no fim, fica difícil pegar o restinho e muita gente acaba jogando essa sobra fora e já comprando um novo. Uma sugestão é misturar o xampu com um pouco de água, assim ele fica mais fácil de sair do frasco e você acaba aproveitando o produto até o fim. “Uma pequena quantia de água já é suficiente para fazer o xampu render mais”, sugere a relações públicas Marina Sá.

3. Condicionador: use apenas do comprimento até as pontas

Flórence afirma que, assim como o xampu, o condicionador também deve ser usado em pequenas quantias. “Depois do xampu, enxague bastante os cabelos e tire o excesso de água que ficar nos fios, isso fará com que você economize com o condicionador em seguida”, explica. “Aplique o condicionador apenas do comprimento dos cabelos até as pontas. Antes de enxaguar, penteie os cabelos com um pente para que o condicionador penetre nos fios e se espalhe por completo”, afirma Flórence. “E enxague bem para que não sobrem resíduos nos cabelos e para proteger as mechas do sol”, conclui a cabeleireira.

4. Se for comprar produtos mais caros, divida com uma amiga

Marina é fã de alguns cosméticos importados. “Não abro mão de linhas profissionais e importadas de xampus e condicionadores. Para economizar, compro os galões grandes e divido com uma amiga. Dura o mesmo tempo se eu comprar a embalagem tradicional e sai mais barato”, conta a relações públicas.

5. Pesquise os produtos nacionais

Assim como a Marina, muitas mulheres preferem alguns produtos de beleza importados. O problema é que eles são bem mais caros que os nacionais. Mas vale saber que a indústria brasileira de cosméticos tem se desenvolvido bastante e também oferece excelentes produtos. “Nem tudo se resume em maquiagens importadas. Hoje em dia já temos no mercado brasileiro boas marcas que trazem qualidade, pigmentação, FPS e até componentes exclusivos! O que vale é se inteirar do que há de novo lá fora e tentar comprar um similar nacional”, explica o maquiador e cabeleireiro Sandro Borges.

Um passo para começar a pesquisar é acompanhar blogs de beleza. Clique aqui e conheça algumas blogueiras que dão dicas de esmaltes nacionais bem parecidos com as marcas de fora.

6. Reaproveite as embalagens

Existem muitos cosméticos que trabalham com refis. Ou seja, quando o produto acaba, você não precisa comprar outro com a mesma embalagem, mas, sim, apenas o conteúdo dele. Os refis possuem embalagens mais simples e isso faz com que eles custem menos.

Caso o produto que você queira não possua refis, procure alternativas. Por exemplo, se você tem o costume de comprar sabonete líquido para as mãos, compre apenas uma vez a embalagem com a válvula. Nas próximas, adquira o produto na embalagem sem a válvula (que será mais barato) e reutilize o frasco anterior.



7. Substitua o demaquilante por xampu neutro

Quando for tirar a maquiagem, que tal substituir o removedor por um xampu neutro? Custa mais barato e o efeito é até melhor. “Sempre apelo para o xampu neutro, para bebês. Ele não arde os olhos, remove toda a maquiagem e rende muito mais que o demaquilante”, diz a nutricionista Yolanda Ornellas.

8. Use várias vezes os mesmos pincéis de maquiagem

Muitas marcas vendem máscara de cílios em partes separadas. Com isso, você pode reaproveitar o pincel e comprar apenas o conteúdo, que sai bem mais em conta. Para reaproveitá-los, é só limpar com água quente.

Uma boa limpeza nos demais pincéis de maquiagem também é válida para fazer com que eles durem mais. A limpeza ideal vai variar conforme o material dos fios. Faça uma pesquisa ou pergunte na loja em que você comprou qual a melhor forma de limpar os pincéis.

9. Passe base, cremes e batom com pincel

Isso faz com que você evite o desperdício, sabia? E com a ajuda do pincel você consegue usar o batom mesmo quando ele está acabando ou quebrado.

10. Opte pelos produtos em pó compacto

Para pós, sombras e blushes, opte pelos compactos ao invés dos soltos, que desperdiçam menos, e também recorra ao pincel para aplicá-los. “Com a ajuda do pincel você consegue a quantidade necessária para aplicar sem gastar produto além do que precisa”, ensina Sandro.

11. Recupere os produtos danificados

O pó caiu no chão e se desfez em um monte de pedacinhos? Calma, você pode recuperá-lo! Caso isso aconteça, coloque o máximo que você conseguir do produto de volta na embalagem (se ainda tiver pedaços inteiros, quebre-os com a ajuda de uma colher) e pingue algumas gotinhas de álcool líquido por cima. Misture tudo até virar uma pasta e coloque um pedaço de papel higiênico por cima para secar por completo. Com a ajuda de uma colher ou até mesmo de um palito de sorvete, deixe o pó liso. Daí é só deixar a embalagem aberta por um dia inteiro para o cheiro sumir e o produto está pronto para ser usado novamente! “Eu já fiz e deu certo. A mistura com o álcool não agride a pele porque ele evapora”, afirma o maquiador. A dica também vale para sombras e blushes em pó.



12. Use a internet para pesquisar os menores preços

O portal Lalina reúne ofertas de cosméticos de várias lojas. Para fazer uma pesquisa no site, é só digitar no campo de busca o produto que você quer ou entrar em uma das categorias no alto da página do portal. No canto esquerdo, você pode escolher por filtrar a busca pelo maior ou menor preço, ou por marcas. Caso queira receber alertas de promoções por e-mail, é só se cadastrar gratuitamente no Lalina, por meio do seu Facebook ou criando uma conta no site.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.