10 aplicativos práticos e gratuitos para seu dia a dia

  • Google+
  • LinkedIn

Livros, dicionários, rádio e até scanner na palma da sua mão! Conheça Apps que vão facilitar a sua vida.

3 aplicativos grátis para se manter organizado OK



Dia a dia corrido, dificilmente você vai ter um dicionário na sua bolsa ou um scanner no bolso! Conheça 10 aplicativos que fornecem as mais variadas ferramentas para você ter à mão no celular. Todos eles estão disponíveis gratuitamente na PlayStore, confira:

1. Dicionários e livros

Agora você não precisa mais comprar dicionários e livros se não quiser: é possível encontrar vários títulos gratuitamente. Para achar esses livros, cadastre-se na Play Store e, em seguida, clique em “Livros”. Na última categoria há “Principais gratuitos”, onde você acha uma lista bem interessante. Outro meio é pesquisando ao clicar na lupa o nome do livro. Você também pode achar bons livros de graça no site Domínio Público e no E-books Brasil.

Quanto aos dicionários, o melhor é o aplicativo “Tradutor” do Google, que possui mais de 57 línguas. Nele, você pode digitar a frase e ouvir no idioma, pode desenhar as palavras e até mesmo tirar fotos pedindo para traduzir. As últimas pesquisas ficam armazenadas e você pode marcar as frases que mais usa!

Se quiser baixar um dicionário de português completo com os significados, tente o “Dicionário Língua Portuguesa”, da Porto Editora, que contém 925.000 palavras. Ele também está disponível na Play Store, assim como um de inglês chamado Dictionary Merriam-Webster, em que você pode ouvir a palavra em inglês, ver a que classe gramatical pertence, ter exemplos em frases, e ver origem e sinônimos. Porém, tudo isso apenas em inglês, ou seja, é para quem já tem um conhecimento maior da língua. Ambos estão disponíveis para todos os dispositivos.

2. App para medir espaços

Quem diria que hoje você pode até mesmo substituir a fita métrica? Pois é, existem aplicativos capazes de medir a distância e altura de alguns objetos dentro e fora de casa, mesmo que eles sejam grandes! O Telêmetro SmartMeasure está disponível na Play Store e usa a câmera para medir tanto a altura quanto a distância dos objetos e pessoas. Para isso, basta se afastar um pouco daquilo que deseja medir e selecionar o aplicativo.

3. Tenha um scanner na palma da mão

Se você tiver uma boa câmera, poderá substituir até mesmo um scanner.  Existem aplicativos que transformam a câmera em um scanner, permitindo que você salve a imagem em outros formatos, como PDF. Também dá para ajustar o brilho e o contraste, fazer cortes, reconhecer o número de caracteres etc. Entre os aplicativos disponíveis estão: o TurboScan (iOS), Droid Scan Lite (Android),CamScanner (iOS, Android e Windows Phone) e Handyscan (Windows Phone).

4. Mande mensagens e ligue de graça gastando menos na conta

Você não precisa mais gastar muito com as contas de telefone e celular. Hoje em dia basta ter uma boa internet móvel ou banda larga em casa, pois existem diversos aplicativos que mandam mensagens e fazem ligações de graça. Mas fique atento na conta da internet. Apesar de não cobrarem, os aplicativos consomem a conexão do seu celular, o que pode acarretar em uma conta mais alta em alguns casos.  Veja abaixo uma lista deles:

WhatsApp Messenger: Manda mensagens usando a internet e identifica na sua agenda telefônica quais amigos também tem um. Disponível para baixar em qualquer plataforma.

ICQ Messenger: É o antigo programa de computador que agora está disponível para celular. Hoje ele manda mensagens, vídeos, e faz videochamadas e ligações de graça. Você também pode usar a internet para enviar SMS sem pagar nada para qualquer um dos seus contatos, mesmo que ele não tenha ICQ ainda irá receber.

Facebook Messenger: O aplicativo da rede social permite ver quem está online e conversar em grupo. Ultimamente também está fazendo ligações gratuitas por quanto tempo quiser e até mesmo para fora do país.

Skype: É um aplicativo com quase todos os recursos do programa de computador. Com ele dá para fazer videochamadas de graça e falar com quem está em outro smarthphone ou no notebook e PC.



Viber: Ele garante a transmissão da sua voz em alta definição, o que deixa a ligação muito melhor do que em um telefone, por exemplo. Se instalar e um amigo seu tiver também, dá para falar de graça em qualquer lugar do Brasil ou outros países.

5. Substitua o rádio, CDs ou cartões de memória por aplicativos

Existe um aplicativo chamado Tune In Radio, em que você seleciona e adiciona suas rádios e podcasts do Brasil e até mesmo de outros países (são mais de 100.000 rádios). O único problema é que não funciona sem internet, porém é compatível com todos os dispositivos.

Outra maneira de substituir os CDs e cartões de memória para celulares é baixando aplicativos que servem praticamente como redes sociais de música. Um exemplo bom é o Spotify. Nele, você pode procurar por álbum, artista, banda, rádio e até mesmo playlists que outras pessoas já montaram. Assim como o Tune In, o problema é que não funciona sem internet (na versão gratuita), mas é compatível com todos os dispositivos.

6. Substitua o pen drive pelo Dropbox e Google Drive

Você pode abrir mão do pen drive e tentar uma conta no Dropbox e no Google Drive. Só de abrir uma conta você costuma ganhar alguns GB para armazenas seus arquivos, que podem ser desde fotos, vídeos, documentos, etc. No Drive ainda há a opção de editar seus arquivos pela internet e salvar enquanto escreve o documento, assim você não perde seus arquivos importantes nunca mais!

7. Câmeras e Filmadoras, não mais.

Geralmente, fotografar com uma câmera fica melhor do que o celular. Isso porque os celulares ainda não possuem a precisão, detalhes e lente da câmera. Porém, existem alguns aplicativos que você pode baixar e ajudam desde a velocidade de abertura da lente, o tempo de exposição do diafragma e até o balanço de branco, que determinam a coloração e claridade da foto. Um exemplo deles é o aplicativo Photo Studio, compatível com todos dispositivos.
Há também câmeras com altos megapixels e filmadoras de celulares que já filmam em HD e Full HD, ou seja, se você não é um fotografo profissional e tira fotos apenas de vez em quando, o celular substitui muito bem e é uma ótima ideia.

Compare os preços:
Um Smartphone Dual Chip Sony Xperia T2 Ultra, Desbloqueado, Branco, Android 4.3, 3G, 8GB, GPS e com 12.1MP de câmera está custando na Shoptime R$ 1.234,05 (dia da consulta: 09/10/14).

Já uma Câmera Digital Canon PowerShot G15, Full HD e com 12,1 MP de câmera está R$ 1.099,05 (dia da consulta: 09/10/14). Isso significa que se não for fotografar muito e quiser algo que tenha vários itens em um produto só, não compensa, por exemplo, pegar a câmera.

8. Não compre um gravador

Aplicativos para gravar permitem salvar os áudios, ouvir, parar, cortar e compartilhar em diversos locais: nas redes sociais, aplicativos de mensagem ou no Drive e Dropbox. Um dos aplicativos de gravadores disponíveis é o Audio Recorder, que capta variações da fala e ambiente em 4 formas diferentes.



9. Chega de mapas ou GPS

Foi-se o tempo em que você tinha comprar um mapa, imprimir um ou comprar um GPS. Hoje em dia é possível baixar os aplicativos que mostram os melhores caminhos, os alternativos, trânsito e radares. Dois bons exemplos são o Google Maps e Waze. O legal deles é que você não precisa baixar novos programas e caminhos, basta atualizar quando necessário. O Google Maps tem mapas de 220 países, tem navegação de GPS orientada para carro, bicicleta e caminhada, além de possuir a opção de ver a rua e alguns restaurantes e bares internamente. Já o Waze é interessante porque funciona como uma rede social, em que dá para adicionar seus amigos e os dados sobre você, além do mais ele costuma orientar muito bem sobre o trânsito de algum local. Ambos os aplicativos estão disponíveis para todos os usuários.

10. Esqueça as agendas

Há diversas agendas interessantes na Play Store, como a Google Agenda, que sincroniza seus compromissos com o seu email pessoal, fazendo você receber mensagens sobre os eventos que marcou. Há também diversos calendários que ajudam a mulher a anotar o ciclo de sua menstruação, como o “Calendário Feminino” e o “Calendário Menstrual”, em que é possível anotar desde o humor até peso e outras notas pessoais.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.