Você sabe o que esperar de uma carreira pública?

  • Google+
  • LinkedIn

Estabilidade financeira, benefícios, mudança de cidade… saiba mais sobre estas e outras características que surgem na vida de quem passa em um concurso público

shutterstock_144651281



Investir em uma carreira pública ou tentar uma privada? Esta é uma dúvida que costuma aparecer, principalmente quando o assunto é a estabilidade financeira das vagas públicas. Se você está pensando em seguir por este caminho, provavelmente já sabe que precisa se dedicar bastante para a prova! Por exemplo, buscar o edital do concurso, estudar todos os dias e ficar por dentro das condições que essa nova carreira vai impor no seu dia a dia.

Para ter certeza que você deve mudar a direção da sua carreira, veja o que você precisa saber sobre esse setor:

1. Salário

Talvez o principal responsável pela imensa quantidade de candidatos nos concursos, os altos salários deixam a carreira pública muito atraente! Já definida em lei, a remuneração costuma ser mais alta em relação ao mesmo nível de escolaridade nas empresas privadas. No entanto, é importante saber que essa remuneração pode se desvalorizar com o tempo, pois os reajustes de salário só acontecem quando são definidos por lei, o que torna o processo lento. Além dessa desvantagem, vale saber que se você quiser mudar de área para receber um salário maior, terá que prestar um novo concurso.

2. Estabilidade

A certeza de uma estabilidade é uma das grandes vantagens de passar em um concurso. Isso porque, em empresa pública, o funcionário só pode ser demitido se houver um motivo definido por lei para justificar a demissão. No caso de servidores públicos, é o artigo 132 da lei 8.112 que define quais os casos viram demissão nesse setor. Vale saber que não existe a possibilidade de ser mandado embora por questões de perfil, incompatibilidade com funcionários do local ou corte de equipe por falta de dinheiro na empresa, uma das grandes desvantagens do setor privado.



3. Benefícios

Outro motivo para a carreira pública ser tão procurada! Afinal, quem passa no concurso tem acesso a alguns benefícios que não fazem parte do setor privado. Por exemplo, a cada cinco anos o funcionário do setor público pode se afastar por um período de até três meses para fazer cursos que melhorem as capacidades desse profissional. Outro exemplo de benefício acontece em caso de doença na família. O funcionário que estiver nessa situação pode ficar afastado por trinta dias sem nenhum prejuízo no salário.



4. Mudança de cidade

Alguns setores da carreira púbica podem exigir que você assuma a vaga em outro lugar – às vezes em outra cidade ou até em outro estado. Caso o concurso tenha vagas em outro local, será realizada uma audiência com os candidatos aprovados para saber quem tem interesse em assumir o cargo em um lugar diferente do que havia se inscrito. Então, se a carreira pública é um sonho, estar preparado para essa transformação deve fazer parte dos seus planos.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.