Vagas de emprego pelo Facebook: como conseguir

Confira dicas para conseguir vagas de emprego através do Facebook e saiba como deixar seu perfil mais atraente para conseguir o emprego dos sonhos!

Quando se está em busca de uma vaga de emprego, geralmente o primeiro lugar para o qual recorremos é a internet. Afinal, é uma maneira rápida, eficiente e, em muitos casos, gratuita de buscar uma nova oportunidade de emprego. Mas você sabia que dá para conseguir uma boa vaga através de redes sociais como o Facebook?

Além do LinkedIn, redes sociais como o Facebook e o Twitter também passaram a ser bastante utilizadas por pessoas em busca de novas oportunidades de trabalho. Isso acontece porque as redes sociais têm o poder de conectar as pessoas, mesmo as que se encontram mais distantes. E, além da conquista de novas amizades, elas também são fundamentais para o usuário ter acesso a informações sobre oportunidades oferecidas por empresas de todo o país.

Descubra como você encontra vagas de emprego através do Facebook e veja algumas dicas para tornar o seu perfil mais atraente para os recrutadores!

Como encontrar vagas de emprego no Facebook

Atualmente, boa parte das pessoas passaram a recorrer às redes sociais como uma forma de ampliar os seus contatos e, assim, encontrar uma boa vaga, seja para recolocação no mercado de trabalho ou para o primeiro emprego. Saiba que boa parte de agências de emprego têm utilizado a rede do Facebook para fazer a divulgação de novas oportunidades de trabalho a fim de alcançar uma maior variedade de candidatos. E essa pode ser uma vantagem!

Para encontrar vagas de emprego através do Facebook, o usuário pode recorrer a 4 passos muito importantes. Entenda!

1. Participe de grupos de vagas de emprego no Facebook

Para encontrar grupos que oferecem oportunidades profissionais, basta que o usuário faça uma pesquisa por “vagas de emprego” na busca do Facebook que, logo em seguida, o site mostrará uma lista entre Fanpages, usuários e grupos de vagas de emprego. O ideal é que você filtre por aqueles que abordam regiões próximas à sua residência, assim fica mais fácil de encontrar uma boa oportunidade.

Além disso, muitas Fanpages e grupos visam reunir pessoas que têm uma mesma área de atuação no mercado de trabalho, o que pode ser muito útil quando você busca uma oportunidade específica de emprego.

2. Curta Fanpages de agências de emprego da sua região

As agências de emprego também estão inovando seus processos de captação de candidatos. Muitas delas já passaram a utilizar redes sociais como o Facebook e Twitter para divulgar as vagas de emprego disponíveis, em busca de alcançar um público maior de candidatos interessados em uma oportunidade.

Essa é uma forma vantajosa, afinal, o candidato consegue verificar quais são as vagas disponíveis e, em muitos casos, encaminhar o currículo através do próprio site da agência, sem precisar sair de casa.

3. Siga as empresas da sua região no Facebook

Além das agências de emprego, diversas empresas também já optaram por divulgar novas oportunidades de trabalho nas redes sociais, visando alcançar um maior número de candidatos interessados. Sendo assim, ao curtir a Fanpage de empresas próximas à região onde mora, você está ampliando a sua chance de encontrar a vaga de emprego dos seus sonhos.

4. Amplie a sua rede de contatos

Também conhecido como networking, criar uma boa rede de contatos pode render ótimas oportunidades de emprego. Isso porque boa parte das empresas possuem critérios rigorosos na convocação de candidatos para processos seletivos, se limitando a indicações feitas pelos próprios funcionários. Assim, com um bom networking, o candidato consegue ter acesso a um número maior de oportunidades profissionais, assim como, quando ele estiver estabilizado, também terá a oportunidade de ajudar um amigo. Afinal, uma mão lava a outra!

Como ter um perfil profissional nas redes sociais

Há um bom tempo que as redes sociais deixaram de ser usadas apenas para conquistar novas amizades e também passaram a ser ferramentas para buscas de oportunidades profissionais. Mas além de ser uma ferramenta utilizada por candidatos, as redes sociais também são muito importantes para os recrutadores descobrirem informações sobre os seus candidatos, por isso é essencial manter um bom perfil. Mas isso não significa que você precisa deixar de usar o Facebook para compartilhar as coisas que gosta.



Saiba que, ao buscar oportunidades de emprego, o seu perfil no Facebook não deixará de ser pessoal para se tornar um perfil profissional, como ocorre no LinkedIn, mas é preciso tomar alguns cuidados para que as pessoas que acessam pela primeira vez não tenham uma má impressão de você como profissional. Declarações negativas relacionadas à sua empresa atual não são bem vistas por recrutadores, por exemplo. Além disso, usar as redes sociais somente para reclamar também não é uma boa opção.

O ideal é que você utilize as ferramentas de privacidade do Facebook a seu favor. Mas lembre-se: você não deve bloquear todas as informações, apenas aquelas que podem te fazer parecer menos profissional. Ou seja, a sua foto no churrasco ou no barzinho com os amigos não precisam ser apagadas, basta que você observe um pouco mais o seu perfil e procure mudar a privacidade de publicações que possam ser mal interpretadas por alguém que está ali pela primeira vez. Expor as suas qualidades é essencial na busca de uma nova oportunidade de trabalho!

Veja também




comentários