Use as redes sociais para ter ideias de negócio!

  • Google+
  • LinkedIn

Não é só para divulgação que a rede social serve. Quem trabalha com artesanato ou culinária pode inovar na produção com dicas do Pinterest e do Instagram

ideias de negocio



Com 900 milhões de usuários atualmente, o Facebook se tornou um canal importante para profissionais e empresas divulgarem o trabalho e entrarem em contato com o consumidor. Além de ser uma ferramenta que turbina as suas vendas, as redes sociais podem ser uma fonte de inspiração e ideias para aumentar a sua oferta de produtos, sabia dessa? Se você faz artesanato, tem um bico como costureira, ganha dinheiro com cupcakeou qualquer outro trabalho manual, confira as plataformas que podem alavancar as suas vendas!

Pinterest

É uma rede social gratuita focada em fotos e vídeos. Ao digitar uma palavra ou tag na busca, muitas imagens relacionadas vão surgir na sua página. Então, você pode selecionar as melhores e salvá-las na sua conta ou compartilhá-las na página do Facebook para encontrar as referências futuramente. Obras de arte, fotos de receitas, modelos de penteados, dicas de bordados e milhares de ideias de artesanato e decoração são alguns dos temas que podem inspirar seu trabalho.

Quem está nele?

A maioria dos usuários do Pinterest é formada por mulheres, muitas ligadas a trabalhos manuais ou áreas relacionadas à moda, beleza, decoração e gastronomia. Com uma faixa etária predominante de 18 a 35 anos, essas usuárias transformam a plataforma em uma fonte de inspiração não só para o trabalho, mas para ideias de decoração de casamento ou referências de diferentes pontos de bordado para o enxoval do bebê.

Como o Pinterest pode ser útil

Se você trabalha com decoração, procure por ideias para organizar objetos nos ambientes e transformar móveis antigos em peças totalmente, por exemplo. Você também pode pesquisar por ambientes específicos da casa ou por tags de móveis e objetos, como luminárias ou sofá. Se você costura, experimente colocar na busca o termo da linha de trabalho manual que você quer (bordado, ponto cruz, tricô). Esta é outra opção para filtrar a sua pesquisa de imagens!

Instagram

Aqui você também encontra fotos e vídeos para ter ideias incríveis, mas o acesso é somente pelo celular. Diferentemente de como acontece no Pinterest, nem todos os usuários do Instagram deixam as fotos abertas. Isso significa que você precisa seguir outros usuários ou fazer as buscas usando sempre uma hashtag. Por exemplo, se você procura ideias para decorar bolo, pesquise assim: #bolodecorado ou #doces. Prefira usar uma hashtag comum, pois todas as fotos que tiverem aquela marcação vão aparecer no seu aplicativo.



Quem está nele?

O Instagram atingiu 200 milhões de usuários em março de 2014 e são 60 milhões de imagens postadas todos os dias! A rede é formada principalmente por jovens, sendo que 90% dos usuários têm idade inferior a 35 anos.

Como o Instagram pode ser útil

Você faz decorações de natal ou artesanato para vender? O Instagram, assim como o Pinterest, pode ser uma ótima opção para encontrar novas ideias para a sua produção. Você pode utilizar hashtags gerais, como #natal #fimdeano #artesanato ou específicas, como #renas #miçanga etc. Não se esqueça de procurar a versão em inglês do que você está precisando e amplie a sua pesquisa!

Explore a internet!



Procurar grupos no Facebook que tratem de assuntos relacionados ao seu negócio é uma alternativa para ficar de olho em tendências e ideias criativas! Se você trabalha cozinhando pra fora ou fazendo penteados, o YouTube é outra boa opção para conferir tutoriais de como fazer os penteados ou truques para realizar as receitas. Abuse dessa tecnologia!

Quer turbinar o seu negócio? Aprenda a criar sua Fanpage!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.