Quer ser funcionário público? Conheça tudo sobre esse setor!

  • Google+
  • LinkedIn

Fique por dentro do perfil de quem trabalha nessa área e descubra se o concurso público pode ser uma alternativa para sua carreira



A carreira pública é uma oportunidade cobiçada, seja pela estabilidade ou pelos benefícios pagos. Para ter certeza que você deseja entrar na disputa, é importante conhecer melhor esse tipo de emprego.

Entenda as regras do mercado e confira se você tem o perfil de funcionário público.

Fique por dentro do setor

– Os concursos não fazem distinção de cor, sexo e nem idade. Por isso, é uma boa opção tanto para quem está entrando no mercado quanto para quem tem mais de 40 anos.

– Há contratações por CLT ou pelo Estatuto do Servidor Público. Pelo estatuto, você tem maior estabilidade depois de três anos de atuação. Isso quer dizer que, após esse período, só existe a possibilidade de ser demitido se houver falta grave, como o desvio de verbas.

– Os salários costumam ser melhores do que nas empresas e, a cada cinco anos trabalhados, o funcionário recebe um aumento de 5%.

– As funções públicas não são tão dinâmicas como nas empresas privadas. Mesmo assim, ainda dá para subir de cargo.

Conheça qual o perfil do funcionário público



Assim como nas empresas privadas, neste cargo você sempre prestará contas a alguém. Isso quer dizer que você precisa lidar bem com isso. Se você deseja trabalhar por conta própria e não quer chefes, a carreira pública não é a melhor opção.

Vale saber também que neste emprego provavelmente você não terá tanto espaço para inovar, como teria em empresas do setor privado. Se esta condição não for um problema para você, pode começar a se preparar para o concurso!

Saiba como se candidatar às vagas

Os concursos são divulgados nos sites das prefeituras, e em sites como a Folha Dirigida e o Concursos no Brasil. Fique de olho também nos jornais, que sempre noticiam as novas vagas abertas.

Dica Konkero

6 dicas de como passar em um concurso público



Entenda o edital de concurso público e se prepare para a prova

 





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.