O homem mais rico do Brasil: 5 dicas de sucesso

  • Google+
  • LinkedIn

Para inspirar, confira algumas dicas de investimento de Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos do mundo.

Titulo publico



Jorge Paulo Lemann, atualmente o homem mais rico do Brasil, começou nos esportes. Ambicioso, o empresário foi tenista desde a sua adolescência e diz que foi no esporte que aprendeu a utilizar suas habilidades de empreendedor. Aprendeu principalmente que as experiências servem como guia para a tomada de decisões, e que os erros podem se tornar experiências positivas para futuros investimentos.

O sangue do empreendedorismo corre em suas veias, mas se engana quem pensa que a fortuna do bilionário surgiu da noite para o dia. Jorge Paulo Lemann estudou na Escola Americana do Rio de Janeiro, se formou em economia e, batalhou muito até se tornar o grande empreendedor que é hoje.

Se você planeja investir em um novo negócio e garantir mais dinheiro para o seu bolso, essa é para você! Veja as dicas que separamos, tirada das histórias de sucesso de Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos do mundo

5 dicas de um dos homens mais ricos do mundo para seus investimentos darem certo

Baseado nas histórias de sucesso de um dos homens mais ricos do mundo e com nome em grande empresas, nós da Konkero separamos 5 dicas para ajudar você que pensa em investir e obter um retorno positivo.

1. Experimente

Se você ainda não sabe em qual área investir, a primeira dica é experimentar. A única maneira de saber se seus investimentos darão certo é experimentando mas, isso não significa investir seu dinheiro sem antes entender sobre a área e reconhecer os objetivos finais, encontrando sua vocação e dedicando-se a melhorar as suas estratégias de investimento.

Você pode não ter experiência nenhuma sobre a área em que deseja investir, porém pesquisar fundo e planejar os passos a serem dados é muito importante.  Assim, você saberá o suficiente para agir e obter os resultados que quer.

2. Se arrisque

Segundo o bilionário, para viver é necessário correr riscos e, ter medo deles não te leva a lugar algum. O segredo é a prática, começando com riscos pequenos, aperfeiçoando e desafiando-se com o tempo.

No tênis, Jorge Paulo Lemann aprendeu que o maior risco que se pode correr é não arriscar, porém, planejando sempre e considerando as experiências anteriores. É necessário arriscar alternativas que muitas vezes parecem sem sentido em um primeiro momento, mas também é preciso tomar cuidado para que os riscos possam agir a seu favor e gerar os resultados que você quer.

3. Não tenha medo de errar

O sucesso não nasce da noite para o dia, assim, muitos erros podem ser somados até mesmo à trajetória de grandes nomes do empreendedorismo.

Investir requer cuidados e tentativas bem pensadas para criar boas estratégias, porém, em certos momentos será necessário ser mais rápido com as táticas, sem deixar o medo atrapalhar as suas decisões, podendo deixar passar as oportunidades certas.

4. Tenha foco

Se você quiser que seus planos dê certo será necessário ter foco.

Ter foco significa tornar as metas claras e saber exatamente onde se quer chegar, assim como as táticas necessárias para tornar real o seu grande sonho.

5. Seja eficiente

Eficiência nada mais é do que ter o dom da competência, gerar resultados e, acima de tudo, fazer com qualidade.

Ser eficaz está ligado à resolver algo de forma simples, e não à complexidade envolvida para a solução do problema. No geral, as escolhas mais simples geram mais resultados.

Jorge Paulo Lemann: dos esportes aos negócios

Carioca, Jorge Paulo Lemann nasceu no dia 26 de agosto de 1939. Filho de pais suíços, aos 13 anos perdeu seu pai e cresceu tendo a mãe, também ambiciosa, como exemplo.

Começou no tênis, aos sete anos, e com o esporte conseguiu ganhar alguns títulos mundiais e se tornar uma celebridade dos esportes nos anos 60.



Jorge é pentacampeão de tênis, além de também ser um dos primeiros a trazer o surf, que na época era reconhecido com o esporte exclusivo dos americanos, para as águas brasileiras.

Estudou economia na Universidade de Harvard e, logo após se formar, em 1961, iniciou sua carreira no banco Credit Suisse. Em 1970 entrou para o mundo dos negócios, fundando com mais três outros gerentes o Banco Garantia e, acreditando que as pessoas devem ser recompensadas pelos seus esforços, mudou o modelo de gestão de negócios do país naquela época.

Durante a crise asiática em 1998 e, após uma quebra, vendeu a empresa à Credit Suisse.

Negócios de sucesso

Em 1989, Jorge Paulo Lemann enxergou uma grande oportunidade e se tornou um dos donos da cervejaria Brahma e assim, usou sua ambição para transformá-la na maior cervejaria do mundo.

Em 1998, após a venda do banco, o empresário se tornou acionista da Gilette e passou a conviver com o bilionário Warren Buffett, com quem futuramente dividiria a empresa de condimentos e molhos Heinz.

Em 1999, comprou a maior rival da cervejaria Brahma, a cervejaria Antarctica. A partir deste momento, deu um grande salto rumo a conquista de seu sonho e a AmBev se tornou a terceira maior cervejaria do mundo.

A 3G Capital

A 3G Capital surgiu em 2004, da sociedade de Jorge Paulo Lemann a outros dois empresários com quem já tinha trabalhado antes na empresa GP Investimentos.

Especializada em private equity, termo em inglês usado para empresas fundadas com a ideia de investir em outras empresas que já possuem uma boa posição e faturamento entre 10 e 100 milhões de reais. O investimento é feito para juntar os recursos necessários para abrir capital junto à bolsa de valores, e tornar a posição desta empresa que recebeu ajuda financeira ainda melhor no mercado.

Com a 3G Capital, o empresário conseguiu a fusão de duas gigantes no ramo alimentício e bebidas: a Kraft Foods com a H. J. Heinz. O faturamento anual das duas juntas é estimado em US$ 28 bilhões.

Do mercado financeiro ao varejo

No varejo, Jorge Paulo Lemann, também enxergou grandes oportunidades: comprou através da sua empresa 3G Capital as Lojas Americanas, outra gigantesca empresa presente na vida dos brasileiros e, após firmar parceria com a grande rede de hipermercados Walmart, transformou as locadoras Blockbuster em ponto de venda de outros produtos.

Logo após, junto à grande marca de comércio eletrônico Submarino, fundou outra empresa nesse mesmo ramo de compras online, a B2W.

A fortuna vai bem, obrigado!

Sendo atualmente o homem mais rico do Brasil, e também com o título de 26º a ter a maior fortuna no mundo segundo a revista Forbes – ele fatura em um dia o que a modelo Gisele Bündchen ganhou em 20 anos de carreira.



Jorge Paulo Lemann hoje serve de inspiração para os mais novos empreendedores. Com participação em grandes empresas pelo mundo afora, o empresário é um exemplo quando o assunto é a gestão empresarial.

O bilionário, que tem a sua fortuna estimada em R$ 110,6 bilhões, modificou muito o estilo de comandar um negócio, tornando as empresas por onde já passou, no Brasil e no mundo, reconhecidas no que fazem. Como a AB InBev, maior cervejaria do mundo que detém marcas como a Budweiser, Stella Artois, Brahma, Skol, Antarctica e Corona, além das grandes Burger King e Heinz.

Veja também!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.